Dissertação de Mestrado
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237
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Resultados da Pesquisa
- Fatores que influenciam o atraso em projetos: Análise de um bureau de crédito brasileiro(2023) Costa, Douglas Pulini daOs projetos desempenham um papel crucial na implementação da estratégia organizacional, traduzindo-a em resultados concretos. O atraso na conclusão dos projetos pode ter impactos diretos no desdobramento da estratégia, resultando em atrasos na geração de valor para seus clientes. Compreender os fatores relacionados ao atraso em projetos pode trazer benefícios tangíveis às organizações, evitando ou minimizando a ocorrência de atrasos e proporcionando vantagens competitivas. Este estudo adotou uma abordagem dedutiva e utilizou a base de dados de uma única organização do segmento de bureau de crédito que é uma referência no mercado brasileiro. Foi empregado um método quantitativo, com análise de dados utilizando o modelo de regressão censurada ou modelo de regressão com variável dependente limitada. Os resultados revelaram que solicitações de mudanças durante a implementação dos projetos têm um impacto direto e positivo no atraso, ou seja, aumentam o atraso. Por outro lado, comunicação frequente e a longevidade na organização dos líderes do projeto impactam negativamente os atrasos. Além disso, observou-se que a adoção de uma abordagem híbrida de gestão de projetos modera a relação entre a comunicação e o tempo de experiência da liderança do projeto, resultando em um impacto negativo no atraso. Essas descobertas abrem possibilidades para explorar fatores secundários, como o tipo e o perfil de liderança nos projetos, bem como o uso de métodos híbridos para potencializar a geração de valor na entrega dos projetos, mitigando possíveis atrasos.
Dissertação Eficácia da comunicação do banco central do Brasil na condução da política monetária(2011) França, Felipe WajskopO objetivo do presente trabalho é avaliar os impactos das informações contidas na comunicação do Banco Central do Brasil na previsibilidade das suas decisões de política monetária. Ao mesmo tempo, pretende-se analisar de que forma estas informações interagem com o processo de formação das expectativas de inflação dos agentes econômicos. Para tanto, constrói-se um índice qualitativo semelhante ao proposto por Costa Filho e Rocha (2009), acrescentando-se a este, no entanto, outras formas de comunicação do Banco Central brasileiro. Os resultados apontam, em primeiro lugar, que as atas das reuniões do COPOM são realmente a principal ferramenta de comunicação do Banco Central. Além disto, chegou-se à conclusão que a comunicação do BC brasileiro é eficaz, na medida em que é capaz de explicar suas decisões de juros de curto prazo e conduz as expectativas de inflação na direção desejada.Dissertação Efetividade da comunicação em dilemas éticos: uma análise a partir do uso de linguagem moral ou econômica(2020) Costa, Vanessa Alves DaAs empresas estão destinando grandes quantias de recursos em ética e compliance, visto que desvios de conduta deterioram os negócios. Os altos custos envolvidos forçam as organizações a encaminhar mais esforços para o tema. O problema, porém, é que diversos outros assuntos estão simultaneamente disputando atenção e recursos organizacionais nas empresas. A comunicação assertiva pode contribuir para a discussão ao abordar os esforços e as táticas usadas pelos colaboradores para atrair atenção organizacional para determinada ideia ou questão de interesse. Avalia-se nesse trabalho em pesquisa quantitativa, realizada por meio de questionário on-line, a efetividade da comunicação em dilemas éticos para determinados tipos de linguagem - moral ou econômica. Além disso, avalia-se a identidade moral do receptor como moderador. Os resultados confirmam a efetividade das linguagens, ainda que essa influência seja negativa para linguagem econômica. São discutidas também a implicações para as teorias que abordam táticas de influência e ética, e contribuições para a prática organizacional.Dissertação How does coordination affect the quality of Boundary news? case study: Folha de São Paulo(2012) Regra, João Nuno SalgadoDissertação Esforço de mídia offline & online e o impacto nas vendas de smartphone no mercado brasiliero(2017) Venturelli, Diego RavagnaniEsse trabalho investiga o efeito do investimento de mídia nas vendas de smartphones no mercado brasileiro. Em específico, buscou-se compreender a elasticidade mídia-vendas no meio offline, como TV, jornal, revista, rádio e o meio online, nesse caso mídia no Google: Links patrocinados, Display e Vídeo. Adicionalmente, sabendo que a mídia não é a única responsável pelas vendas da empresa, foram utilizadas as buscas no Google como uma proxy de reconhecimento da marca de smartphones e seu respectivo impacto nas vendas das empresas foi calculado. Por último, buscou-se também investigar como o investimento de mídia retroalimenta e impacta as buscas no Google. O estudo se baseia no método de análise de dados em painel.