Fatores que influenciam o atraso em projetos: Análise de um bureau de crédito brasileiro

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Data
2023
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Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Os projetos desempenham um papel crucial na implementação da estratégia organizacional, traduzindo-a em resultados concretos. O atraso na conclusão dos projetos pode ter impactos diretos no desdobramento da estratégia, resultando em atrasos na geração de valor para seus clientes. Compreender os fatores relacionados ao atraso em projetos pode trazer benefícios tangíveis às organizações, evitando ou minimizando a ocorrência de atrasos e proporcionando vantagens competitivas. Este estudo adotou uma abordagem dedutiva e utilizou a base de dados de uma única organização do segmento de bureau de crédito que é uma referência no mercado brasileiro. Foi empregado um método quantitativo, com análise de dados utilizando o modelo de regressão censurada ou modelo de regressão com variável dependente limitada. Os resultados revelaram que solicitações de mudanças durante a implementação dos projetos têm um impacto direto e positivo no atraso, ou seja, aumentam o atraso. Por outro lado, comunicação frequente e a longevidade na organização dos líderes do projeto impactam negativamente os atrasos. Além disso, observou-se que a adoção de uma abordagem híbrida de gestão de projetos modera a relação entre a comunicação e o tempo de experiência da liderança do projeto, resultando em um impacto negativo no atraso. Essas descobertas abrem possibilidades para explorar fatores secundários, como o tipo e o perfil de liderança nos projetos, bem como o uso de métodos híbridos para potencializar a geração de valor na entrega dos projetos, mitigando possíveis atrasos.

Projects play a crucial role in implementing organizational strategy, translating it into tangible outcomes. Project delays can have direct impacts on the unfolding of strategy, resulting in delays in generating value for customers. Understanding factors related to project delays can bring tangible benefits to organizations, avoiding or minimizing delays and providing competitive advantages. This study adopted a deductive approach and used the database of a single company in the credit bureau segment, which is a reference in the Brazilian market. A quantitative method was employed, with data analysis using the censored regression model or limited dependent variable regression model. The results revealed that change requests during project implementation have a direct and positive impact on delays, i.e., they increase delays. On the other hand, frequent communication and longevity of project leaders within the organization have a negative impact on delays. Furthermore, it was observed that adopting a hybrid project management approach moderates the relationship between communication and project leadership's experience, resulting in a negative impact on delays. These findings open up possibilities for exploring secondary factors, such as project leadership type and profile, as well as the use of hybrid approach to enhance value generation in project delivery, mitigating possible delays.

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Idioma
pt
Notas
Membros da banca
Ferreira, Fernando Coelho Martins
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
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