Dissertação de Mestrado
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Dissertação Mercado brasileiros de meios de pagamento eletrônico: uma análise estratégica do efeito da abertura do mercado de credenciamento sobre a competitividade(2010) Lôbo, Gustavo MendesUm aumento da penetração de meios de pagamento eletrônicos beneficia a sociedade pela diminuição de custos relacionados ao uso de papel-moeda e cheques. Esse custo é ainda mais alto no Brasil por causa de riscos de assalto, custos de transporte de valores e possibilidade de inadimplência via cheques sem fundo (em função da cultura do cheque pré-datado), o que leva a um aumento de preço do uso desse meio para os lojistas e acaba limitando a participação de novos agentes estabelecimentos nesse mercado. A intenção do governo é tomar medidas que aumentem a concorrência, o que poderia levar à redução nos custos envolvidos nas transações e, portanto, maior penetração desse meio entre lojistas. Em antecipação a eventuais medidas restritivas, a maior bandeira do país em volume transacionado, Visa, decidiu eliminar a cláusula de exclusividade de seu contrato com a credenciadora Cielo. Com o fim da exclusividade, cairia a barreira contratual à entrada de novas credenciadoras no mercado. Nesse trabalho analisamos o impacto dessa medida sobre a concorrência no setor. Os resultados obtidos mostram que a barreira a entrada de novas credenciadoras no novo cenário competitivo é relativamente baixa: uma credenciadora suficientemente paciente somente entraria no mercado se conseguisse pelo menos 1,08% de participação. Contudo, a alta concentração do mercado bancário brasileiro impede a entrada de um número significativo de novas firmas. De acordo com os dados analisados, provavelmente apenas uma nova credenciadora poderá ser suficientemente forte para superar a barreira à entrada associada ao mínimo de participação encontrado. Os dados sugerem ainda que isso não será suficiente para haver queda nos preços cobrados aos lojistas.Dissertação Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física(2011) Silva, Daniel Baptistella Monteiro DaA determinação eficaz da precificação pode alavancar a rentabilidade da firma. Ferramentas como inteligência competitiva e modelos de reação podem auxiliar na busca da maximização dos lucros. O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas do mercado de financiamento de veículos para pessoa física competem por preço e suas respostas às alterações de preço das demais firmas do setor. O estudo propõe uma segmentação do mercado de acordo com posicionamento das firmas que nele competem, modelando respostas às alterações de preço de cada nicho de mercado. Observa-se que as três maiores empresas do mercado possuem poder de influência na taxa de juros, que será praticada no período seguinte, e seus movimentos (isto é, suas variações de preço) são replicados em todos os nichos do mercado de financiamento.Dissertação Competição no setor de telecomunicações móveis: estimação da demanda com o modelo AIDS(2014) Ferreira, Evandro MarchettoO setor de telecomunicações móveis no Brasil apresenta um cenário de intensa competição, sendo disputado por ao menos quatro grandes operadoras com participação de mercado acima de 18% em novembro de 2013, além de possuir o sexto menor índice HHI (Herfindahl-Hirschman Index) no mundo, com 25,4% (dados SindiTelebrasil). As operadoras se dividem na liderança de mercado em diferentes praças e por diversos motivos, desde fatores históricos por serem incumbentes em determinada região, passando por distintas opções de adoção de tecnologias no desenvolvimento das primeiras redes locais, práticas mais agressivas de captação de clientes e foco em qualidade de atendimento. Neste trabalho, estudamos as interações entre os preços praticados pelas operadoras para o segmento Pré Pago no estado de São Paulo e suas relações com a participação de cada empresa no montante gasto neste segmento dentro do mercado (budget share), utilizando-se como modelo de estimação de demanda o AIDS (Almost Ideal Demand System), desenvolvido por Deaton e Muellbauer (1980b).Dissertação O impacto da clandestinidade na competição de revendas GLP doméstico no mercado brasileira(2008) Nashiro, ArnaldoO presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da clandestinidade1 no ambiente competitivo do setor de revendas de GLP doméstico2. Revendas clandestinas podem ter um impacto diferente na competição, tanto por terem custos distintos (Ex: sonegação fiscal e não cumprimento das normas de segurança adequadas à comercialização deste produto) quanto por diferenças em termos de poder de mercado. Estimamos um modelo de entrada inspirado na publicação de Bresnahan & Reiss (1991) para mensurar o impacto que a entrada de novas firmas tem no poder de mercado das firmas existentes e quais são as diferenças observadas entre revendas clandestinas e regulares. A base de dados foi elaborada pelo autor usando uma “cross section” do número de revendas regulares e clandestinas para uma amostra de 469 municípios brasileiros. Os resultados mostram que as firmas clandestinas aumentam a competição quando entram nos mercados, uma vez que o tamanho de mercado para a entrada de uma clandestina é superior ao tamanho de mercado necessário para a entrada de uma firma regular, em um primeiro momento. Os efeitos competitivos decaem rapidamente tanto com firmas regulares quanto com clandestinas, sendo que, com aproximadamente 4 firmas, o grau de poder de mercado é mínimo.Dissertação Fatores de influência da visão política dos indivíduos – Evidências da world values survey(2011) Chebib, Afonso MariuttiEste estudo apresenta evidências de que educação, renda, gênero e religiosidade são fatores correlacionados com a visão política dos indivíduos. Apesar da magnitude desse impacto variar de país para país a direção da influência para a maioria dos casos é a mesma. Indivíduos com renda maior e com nível educacional mais elevado defendem maior competição e menos presença do Estado nas empresas. Mulheres apresentam consistentemente visão mais à esquerda que homens e a alta freqüência a cultos está correlacionada a visões mais à direita nas questões analisadas.Dissertação Competição de corretoras de valores mobiliários e a influência das mudanças tecnológicas na redução dos ganhos extraordinários(2017) Andrade, Diogo BomilcarO mercado de corretoras de valores sofreu mudanças significativas na última década, o que culminou na concentração do mercado em poucas instituições. O objetivo deste trabalho é investigar a hipótese de que as evoluções tecnológicas aumentaram o gap de desempenho entre as grandes e pequenas corretoras. O estudo analisa a magnitude dos resultados financeiros das corretoras brasileiras ao longo da fusão das bolsas Bovespa e BM&F. Modelos de differences in differences foram utilizados para medir o impacto conjunto de variáveis frente ao desempenho das instituições. A conclusão indica que a hipótese explica empiricamente o fenômeno da concentração brasileira no período