Dissertação de Mestrado

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Resultados da Pesquisa

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    Dissertação
    Avaliação de impacto do PNAES: Uma Análise Para A Universidade Federal Da Bahia (UFBA)
    (2023) Nascimento, Gabrielle Rebouças
    Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para tanto, é utilizado o método de pareamento por escore de propensão com diferentes especificações de grupo de controle, sendo estes formados com base nos estudantes inscritos no edital de seleção dos auxílios do PNAES. O resultado das estimações aponta para um efeito não significante estatisticamente de receber auxílios do PNAES sobre o desempenho acadêmico dos alunos da UFBA nos primeiros períodos de estudo. Os achados vão na contramão da literatura que avaliou o programa em outros contextos e, assim, abrem margem para questionamentos sobre a eficácia do PNAES em alcançar o seu propósito e sobre uma possível necessidade de aprimoramento do programa para garantir a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
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    Práticas do Student-Centered Learning e sua avaliação nos períodos pré e durante a pandemia
    (2023) Auletta, Marcelo Mantine
    Este estudo verifica se o resultado das avaliações dos professores em relação a aplicação das práticas do Student-Centered Learning (SCL) realizadas pelos alunos ao término de cada disciplina, e o desempenho dos alunos medidos pelas notas finais, foram impactados significativamente durante a pandemia de COVID-19, uma vez que as escolas tiveram que se adaptar rapidamente ao formato de aulas online síncronas. Foram examinados numa instituição privada de ensino superior, os resultados das avaliações dos professores em relação as práticas do SCL de sessenta disciplinas nos períodos pré e durante a pandemia, onde as aulas foram ministradas respectivamente nos formatos presencial e online, e as notas finais dos alunos matriculados nestas disciplinas nos mesmos períodos. O estudo é relevante para instituição, que tem o SCL como um dos pilares sustentados na sua proposta educacional, e os resultados indicam as práticas em que a escola deve concentrar seus esforços para melhoria de performance ou para implementação de novas práticas. Esta pesquisa contou com uma base de dados exclusiva que contém os resultados das avaliações dos alunos em relação aos métodos de aprendizagem utilizados ao término de cada disciplina avaliada pertencente aos programas de ensino superior e também da avaliação final dos alunos, representados aqui pelos programas de MBA – Master in Business Administration, que atende a profissionais com experiência em gestão e buscam desenvolver competências de liderança. Os resultados da pesquisa podem servir de referência para a instituição, que poderá se apropriar destas informações recomendando ou ajustando as práticas do SCL em seus programas de ensino superior online ou para qualquer escola de negócios que busca melhorar ou implementar práticas de SCL em programas de ensino superior online.