Dissertação de Mestrado
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
- Os corredores logísticos e a exportação agrícola brasileira: Uma análise comparada de projetos ferroviários no estado do Mato Grosso(2022) Póvoa, Felipe BrandãoNos últimos anos, o Brasil, especialmente a região Centro-Oeste, se consolida como importante player exportador de milho e soja ao potente mercado consumidor, com destaque para a China e Oriente Médio. As dimensões territoriais do país e a interiorização da produção conferem relevância à infraestrutura logística, importante gerador de competitividade. O Brasil é carente em termos de infraestrutura logística, situação agravada se considerada a região Centro-Oeste, que também se destaca pela considerável distância dos portos. O transporte de cargas por longa distância requer investimento em modais de grande capacidade e baixo custo variável, onde se destacam as ferrovias. A importância produtiva da região para segurança alimentar mundial e para balança comercial brasileira tem atraído atenção do governo, que incluiu em seu Programa de Parceria de Investimentos (PPI) três importantes projetos ferroviários com foco no estado do Mato Grosso, principal produtor brasileiro de milho e soja. Diante disso, o presente estudo apresenta como tema central de pesquisa a análise comparada dos projetos de extensão da Ferronorte, Ferrogrão e Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), sob as perspectivas financeira e socioeconômica.
Dissertação A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo(2012) Lopes, Carlos Eduardo MorottiO presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles.Dissertação Diversidade institucional: evidências empíricas sobre o impacto na performance das empresas(2012) Santos, Leandro Domiciano DosGestores de políticas públicas e fundos internacionais de financiamento normalmente se deparam com a priorização de projetos de investimentos nos países. A teoria do Institutionbased view propõe uma correlação entre a abundância de recursos de um país com a performance das empresas nele estabelecidas. A identificação do grau de desenvolvimento do país e a correlação deste grau à performance das empresas poderá ser útil aos gestores de políticas públicas na identificação de investimentos prioritários. Este trabalho analisa empiricamente a relação macro-micro existente entre a abundância dos recursos de um país e a performance de suas empresas, proposta pela literatura do Institution Based View. Essa relação é evidenciada em trabalhos anteriores de Peng e Luo (2000) que analisa o impacto das relações pessoais entre os gestores (guanxi) com o resultado de empresas chinesas. Este trabalho também estende a análise feita por Wan e Hoskisson (2003) que estabelece a relação entre as características de 6 países do oeste europeu e a estratégia de diversificação das empresas neles inseridas. Através da criação de indicadores institucionais e de fatores, foi possível evidenciar os diferentes impactos dos ambientes institucionais e de fatores no desenvolvimento das aptidões (mercado e não mercado) e nas estratégias de diversificação (produtos e internacional inbound) das empresas. Utilizou-se a base de dados do World Bank para a criação dos indicadores (WDI) e para a seleção da amostra de empresas (WBES). O resultado evidencia que o ambiente dos países modera a relação entre as variáveis estratégicas e de aptidões de mercado com o Markup e EBITOA (ebit on asset) das empresas.Dissertação Infraestrutura aeroportuária: um obstáculo para a aviação regional no Brasil?(2009) Demant, Marcos Alexandre RauerEste trabalho busca analisar de forma empírica a influência da infraestrutura sobre o movimento de passageiros nos voos regionais, tomando como unidade de análise o movimento em aeroportos brasileiros selecionados. O papel da infraestrutura como barreira de entrada também é discutido, uma vez que maiores custos de entrada podem limitar o desenvolvimento de novas rotas. Foram selecionados aleatoriamente 50 aeroportos no Brasil, sendo avaliada a sua movimentação de passageiros (como variável dependente) e diversas medidas referentes à sua infraestrutura. O trabalho conclui que a infraestrutura aeroportuária afeta o movimento de passageiros de um aeroporto, sendo que os itens de infraestrutura que mais parecem, coletivamente, afetar o tráfego aéreo são a qualidade da pista, o tamanho do pátio (apron) e o tamanho do terminal de passageiros.