Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Persistência de performance nos fundos de investimento em ações no Brasil
    (2006) Monteiro, Rogério Da Costa
    Esta dissertação avalia a persistência de performance em 112 fundos brasileiros de investimento em ações pelas medidas de rentabilidade, seleção de ativos, market timing e medidas que combinam as duas últimas, com dados diários, em janelas de três meses e um ano para o período de janeiro de 1998 a dezembro de 2005. A metodologia utilizada foi a de Bollen e Busse (2005). Foram encontradas evidências de existência de persistência de performance por seletividade e market timing por até seis meses para um pequeno número de fundos, com os resultados mais fortes para os dez porcento de melhor desempenho da amostra. Os resultados foram mais generalizados na análise por administradores de fundos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Opções reais em investimentos florestais
    (2012) Gastaldi, Heitor Luis Gut
    Diante das inúmeras opções gerencias existentes na atividade de produção florestal, este trabalho avalia, sob a ótica de decisão de investimento, o valor referente à possibilidade de antecipação ou postergação da colheita de uma floresta de eucalipto frente a incertezas acerca do preço da madeira, tomando como base o corte realizado no sétimo ano. A avaliação concentra-se na comparação entre o uso do tradicional fluxo de caixa descontado com a avaliação por opções reais. Utilizou-se para isso o modelo binomial recombinante desenvolvido por Cox, Ross e Rubinstein (1979), assumindo o processo estocástico de preço browniano geométrico, e o processo de reversão a média de preços, como proposto por Nelson e Ramaswamy (1990). Observou-se que a avaliação da opção apresentou valor superior a avaliação por fluxo de caixa descontado. Nesse contexto, o processo de reversão a média mostrou-se mais adequado a avaliação do investimento florestal, apresentando valor para a opção coerente para a atividade, ao passo que a avaliação por movimento browniano geométrico não identificou, de fato, benefício da opção avaliada, além de resultar em valores altos para o investimento analisado. Concluí-se que o uso de opções reais na avaliação de ativos florestais corresponde a um ferramental importante no reconhecimento das especificidades da atividade florestal, contribuindo para o processo de decisão de investimentos e a competitividade no mercado de terras para aquisição de imóveis ruraisobjetivando a instalação desses plantios.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Diversificação de um portfólio de fundos multimercado: uma análise empírica
    (2012) Vidigal, Roberto Lutz
    O objetivo deste trabalho é evidenciar qual a quantidade de fundos multimercado necessária para se obter um portfólio diversificado. Distintos trabalhos no exterior já foram realizados com ativos semelhantes, como os hedge funds, assim, este trabalho utiliza-se de metodologia já desenvolvida nestes estudos. No entanto, o Brasil possui em seu mercado características próprias que podem influenciar na diversificação em fundos multimercado. A alta taxa de juros influencia muito no resultado desses produtos e, como consequência, os fundos multimercado possuem uma alta correlação entre si. Outra característica desse tipo de investimento é que possuem distribuições de retornos não simétricas e de caudas pesadas, por coseguinte, medir o risco de uma carteira de fundos multimercado somente pela volatilidade não é prudente, por isso, ao construir um portfólio, analisa-se também a assimetria e a curtose. Conclui-se que quanto maior o número de fundos em um portfólio, menor a volatilidade e o excesso de curtose deste, e que não é necessário mais do que 30 fundos para se obter uma carteira de fundos multimercado diversificada.