Dissertação de Mestrado

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    Dissertação
    Avaliação empírica da desoneração da folha salarial
    (2012) Carmo, Michelle Schuindt Do
    O objetivo deste trabalho é estimar o impacto da recente desoneração da folha salarial estipulada pelo governo sobre a formalização do mercado de trabalho, bem como sobre a nível de realocação entre setores de atividade econômica. A Lei 12.546/2011 substituiu a base de cálculo da contribuição patronal da folha de pagamento para o faturamento da empresa, aplicando-se apenas a quatro setores da economia. Tal evento introduziu um experimento natural que possibilitou a análise realizada neste trabalho. Aplicou-se a metodologia econométrica de diferença-em-diferenças (DD) nos dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados apontam que o evento em questão não ocasinou impactos nas variáveis analisadas (grau de formalização do mercado de trabalho e realocação entre setores de atividade econômica).
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    Dissertação
    Conhecer o cliente vale a pena? Estudo de caso de implantação de CRM analítico em PME brasileira
    (2015) Fores, Mayumi Kawakami
    As pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam um grande desafio para manter a vantagem competitiva sustentável, em um cenário de alta competitividade e escassez de clientes. Tornou-se necessário agregar maior valor através do relacionamento entre as partes. A ferramenta de gestão de relacionamento mais conhecida para este propósito é o Customer Relationship Management (CRM). Neste contexto, este estudo de caso em uma empresa de porte médio de instrumentação analítica tem como objetivo verificar os efeitos da implantação de CRM analítico no relacionamento da empresa com seus clientes. Para isso, foram coletados dados transversais em dois períodos, antes e após a implantação do CRM analítico. Utilizou-se a técnica econométrica de análise de dados em painel, que consiste em uma série temporal para cada registro do corte transversal do conjunto de dados. Foram escolhidas três variáveis dependentes para caracterizar o relacionamento antes e depois da implantação da ferramenta -ticket médio, cross-selling e retenção de clientes-, a serem testadas em três modelos pelo método dos mínimos quadrados ordinários. Observou-se que, mesmo com o aumento do ticket médio, cross-selling e da retenção de clientes, após a implantação da ferramenta, estes foram associados independentemente com a implantação do CRM analítico. A implantação isolada da tecnologia do CRM analítico mostrou resultados negativos para o relacionamento da empresa com o cliente. A ferramenta não foi conduzida como uma estratégia, envolvendo a combinação equilibrada de mais dois recursos: pessoas e processos organizacionais, encabeçada pela alta gerência da empresa. Ao contrário das grandes empresas, fatores críticos de sucesso na implementação da ferramenta são intensificados nas PMEs, pela carência de recursos financeiros, tecnológicos, humanos, de marketing, de processos e centralização no CEO da empresa. A implementação do CRM, no entanto, difere em cada empresa, principalmente devido a carência de um modelo padrão de orientação da estrutura estratégica desta ferramenta tecnológica.