Dissertação de Mestrado
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Dissertação O Canal Digital e seu Efeito no Desempenho das Vendas para Varejistas(2022) Manduca, Alex Wendell de LimaO gerenciamento dos canais de distribuição vem ganhando relevância como uma área estratégica de tomada de decisão. As principais causas para o aumento da preocupação com os canais de distribuição estão relacionadas ao ganho de competitividade, aumento do poder dos distribuidores nos canais de distribuição - especialmente o varejo -, necessidade de redução de custos de distribuição, mudança do comportamento do consumidor e o crescente papel da tecnologia no contexto atual, que vem influenciando o comportamento do cliente e trazendo diferentes pontos de interação com o mesmo (ROSENBLOOM, 2014; VERHOEF; KANNAN; INMAN, 2015). Na maioria dos casos, os estudos têm se concentrado no mercado business to consumer (B2C). Por tanto a importância do trabalho se apresenta como significativa para futuros projetos de implementação de novos canais de atendimento aos clientes B2B, especificamente WhatsApp. De acordo com Anderson e Narus (2014), nos últimos anos, muita atenção tem sido dada ao valor e sua oferta aos clientes. No entanto, notavelmente poucas empresas têm a capacidade de realmente avaliar o valor na prática e obter um retorno equitativo pelo valor que entregam aos clientes. Os fornecedores devem ter uma compreensão exata do que a empresa do cliente valoriza e qual valor é gerado. A análise descritiva dos dados e o modelo estatístico - Diferença em Diferença (diff-in-diff) adotado para o estudo, sobre uma amostra composta por 6.460 clientes ou pontos de vendas (PDV) apontam que os clientes que utilizam, um canal digital, tem reduções menos intensas em relação aos que mantiveram o atendimento apenas pelo vendedor resultando em 17,99 caixas de cerveja e 3,68 de refrigerantes acima da média de compra. Além disto, a diferença entre os que não adotaram o canal digital e os que adotaram diminuiu de 2019 para 2020 passando de -3,6% para 13,7% em cerveja e -5,3% para 2,6% em refrigerante. Observamos também o crescimento no preço médio no período de 0,32, com melhoria das diferenças entre as médias de 2019 de 0.9% para 3,3% em 2020. Portanto, analisando apenas o canal e sem considerar outras possíveis influências sobre as variáveis, observa-se que a adoção do canal digital melhorou a performance dos clientes quanto à compra dos produtos e a geração de receita. O estudo busca ser uma contribuição inicial para o tema de gestão de canais nos mercados B2B e fazer uma provocação e um convite a novos estudos.Dissertação Modelagem de capital econômico no varejo conforme diretrizes de Basiléia II(2011) Visconti, Marcos FortunatoO presente trabalho aborda a modelagem do capital econômico e de perdas esperadas dando enfoque separado à seus componentes PD, EAD, LGD e M. São propostas diferentes formas de modelagem desses componentes em conformidade ao Novo Acordo de Capital (Basileia II). O cálculo de capital é proposto de acordo com as abordagens IRB Avançada e Fundamental de BCBS (2006), mas também conforme as atuais regulamentações da autoridade monetária do país (BACEN). São propostas técnicas de regressões logísticas assimétricas pouco utilizadas na literatura para a modelagem da componente PD. Para a componente do LGD é utilizada a técnica com distribuição inflacionada (inflated) BEINF, devido ao fato dos dados apresentarem distribuição semi-contínua. As estimativas são utilizadas para o cálculo do capital econômico para pessoa física do segmento varejo e por fim os valores obtidos pelas duas abordagens IRB são comparados.Dissertação O impacto da variação de preços na demanda por livros no varejo(2012) Amaral, Cassiano Reis Batista DoO conceito de elasticidade da demanda é muito explorado tanto na teoria econômica quanto em estudos ao redor do mundo. Este estudo analisa o comportamento da demanda por livros em uma rede de lojas no Brasil. São consideradas 6 categorias de livros: administração, autoajuda, biografia, infantil, literatura brasileira e literatura estrangeira. Foram utilizados 4 métodos de estimação diferentes. O Método de Momentos Generalizados foi o escolhido para discussão dos resultados por requerer menos hipóteses para identificação. Todas as categorias de livro consideradas apresentaram elasticidades-preço de acordo com o esperado, ou seja, negativos e significativos. As elasticidades-renda em geral ficaram próximas a 1, indicando que a venda de livros nacionais aumenta proporcionalmente à receita total da loja. Com relação às elasticidades-preço cruzadas da demanda, há evidências de alguma substitutabilidade entre categorias de livros.Dissertação Mercado de shopping centers brasileiro: evolução e determinantes do volume de vendas(2017) Antunes, LeandroO desempenho negativo observado pelo varejo brasileiro em 2016, em comparação com o ano anterior, foi reflexo da recessão econômica e do cenário político instável enfrentado pelo país nesse período. Para o mercado de shopping centers poderia se esperar o mesmo, dado que o mesmo representa 21% das vendas totais do varejo em 2016. Porém, constatou-se que este mercado se manteve resiliente e, mesmo com o cenário mais desafiador, apresentou resultados positivos. Principalmente após 2005, o mercado de shoppings mostrou rápido crescimento, basicamente impulsionado pelas condições econômicas favoráveis. Diante deste cenário, buscou-se, através deste estudo, compreender a influência de diversas variáveis no desempenho dos shopping centers brasileiros. Assim, foi utilizado um modelo de Vetor de Correção de Erros a fim de analisar o comportamento da série temporal de vendas dos shoppings entre 2006 e 2016. O resultado encontrado aponta para uma influência estatisticamente significativa das concessões de crédito para as pessoas físicas e do produto interno bruto como razão do comportamento do volume de vendas dos shoppings analisados.Dissertação O papel da loja física na estratégia omnichannel do varejo no Brasil(2020) Bicalho, Santuza Paolucci NogueiraO canal offline representa 85% de todo movimento do varejo global. Projeta-se que o canal digital representará 20% deste movimento até 2024. Neste sentido, varejistas, independentemente de sua origem (offline ou online) devem se questionar sobre a importância do ponto de venda físico num mercado altamente impactado pela digitalização. Como varejistas brasileiros entendem e exploram este canal de vendas? Este projeto tem como objetivo identificar o papel que a loja física assume no contexto omnichannel, explorando a forma como varejistas brasileiros enxergam este canal na execução desta estratégia. O projeto, de natureza qualitativa e abordagem abdutiva, estabelece uma proposta de metodologia de design de pesquisa para validar se as funções atribuídas à loja física no mix de varejo, na integração de canais, no comportamento do consumidor e na performance como um todo já mapeadas por pesquisas anteriores feitas no exterior se confirmam no contexto do varejo brasileiro. A literatura sobre o tema o considera novo, indicando necessidade de aprofundamento de pesquisas neste campo. Este estudo, de natureza exploratória, busca validar as dimensões identificadas em outras geografias, investigando se estas se confirmam e/ou se são complementadas por outras que sejam características do contexto Brasil. Examinando dados gerados através de entrevistas em profundidade com 12 varejistas brasileiros, a pesquisa contribuirá para um melhor entendimento do papel e do futuro da loja física na jornada do cliente, na eficiência das vendas e na interação entre canais no contexto omnichannel, podendo repercutir positivamente na melhoria de alocação de recursos e potencial aumento do volume de vendas de varejistas que utilizem esta estratégia.