Análise de processos e modelos coexistentes de open-innovation: o caso galp energia

Unidades Organizacionais

Resumo

Em tempos de crise e de forte globalização e intensidade concorrencial, a capacidade de inovação das organizações é particularmente importante. A inovação colaborativa, através da qual a empresa inova em interação com o exterior, constitui atualmente uma aposta corrente para empresas que visam ser competitivas. Este fenómeno, denominado de Open Innovation (OI), foi já alvo de vários estudos. No entanto, dada a sua importância, há necessidade de estudar de forma mais aprofundada os processos através dos quais, esta forma de inovação pode ser conduzida com sucesso. O objectivo deste artigo reside em compreender como é que no âmbito de redes inter-organizacionais a aquisição de novos recursos e competências através do desenvolvimento de interfaces com o exterior se verifica, e mais concretamente como é que essas redes de colaboração são criadas e desen volvidas. Adicionalmente exploram-se diferentes formas de Open Innovation, para compreender se e como é que estas podem coexistir com sucesso numa mesma organização. Para isso, num estudo multi-caso embebido, analisam-se múltiplas formas de Open Innovation de uma mesma empresa, i.e. da Galp Energia. Globalmente, e através de uma abordagem fortemente empírica, visa-se também perceber qual o impacto para os atores envolvidos resultante da sua participação nestas redes e ecossistemas de inovação mais abertas, diferenciadoras e com maior potencial de criação de valor face a formas diádicas e/ou puramente internas. O estudo contribui para o aprofundamento do conhecimento teórico do fenómeno de Open Innovation. Adicionalmente, ao equipar os gestores com uma série de casos detalhados de práticas de Open Innovation, o estudo demonstra como esta prática de gestão se traduz numa ferramenta que cria um efeito multiplicador de identificação de oportunidades e de geração de ideias passíveis de serem desenvolvidas e implementadas na empresa.

Palavras-chave

Open innovation; Redes de inovação; Criação de valor; Galp energia

Titulo de periódico

Revista Portuguesa de Marketing

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por