A Associação de um produto a uma celebridade aumenta seu valor de mercado?

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Orientador
Martins, Sérgio Ricardo
Co-orientadores
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
De três anos para cá o surgimento de inúmeras redes sociais novas e o acesso à internet globalizado trouxe à tona personalidades do mundo inteiro que passaram a se conectar com seu público e mudaram o jeito de atuação de muitas empresas quando o assunto é marketing. O presente trabalho tem como objetivo o estudo da estratégia premium pricing advinda da associação de marcas com celebridades. Com o estudo do comportamento da sociedade atual e tendências de consumo é possível verificar a eficácia da estratégia e qual o real incremento de valor em produtos de certas categorias, principalmente no território brasileiro. Como forte estratégia utilizada por empresas para disseminar suas marcas a estratégia está fortemente associada ao surgimento de novas redes sociais e diferentes tipos de mídia. A metodologia utilizada foi a abordagem econométrica e a função econométrica está presente no decorrer do trabalho. Foi utilizado um grupo controle e um grupo tratamento para melhor verificar as considerações observadas. Como resultado o trabalho verificou que existe sim um sobre preço entre produtos que estão associados a celebridades daqueles que não estão. Algumas categorias estudadas apresentaram variações em relação ao montante variado, mas foi sim uma tendência verificada. Estar a par dessa estratégia, cada vez mais utilizada, parece ser então, uma boa estratégia para marcas que buscam um incremento em suas vendas.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Guilhoto, Lucia de Fátima Martins
Área do Conhecimento CNPQ
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