Fatores que influenciam o desempenho acadêmico

Imagem de Miniatura

Autores

Silva, Rodrigo Feitosa Da

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Dissertação

Data

2013

Unidades Organizacionais

Resumo

A partir da análise do desempenho acadêmico de 1000 estudantes matriculados no primeiro semestre dos cursos oferecidos pelo Centro Universitário Fecap, na capital de São Paulo, este trabalho estuda se fatores individuais como: qualidade da escola, medida pela nota no ENEM, gênero, estado civil, idade ao concluir o ensino básico e desempenhar atividade remunerada enquanto estuda são significantes ao predizer a probabilidade de evasão ou reprovação do indivíduo que ingressou no ensino superior. Por meio de um modelo probit buscou-se estimar, com base nas variáveis mencionadas, tal probabilidade e com os resultados verificou-se que, conjuntamente todas as variáveis são estatisticamente significantes para explicar a probabilidade de determinado indivíduo fracassar. Os resultados encontrados estão de acordo com a literatura disponível consultada e mostram que homens têm maior chance de fracassar do que as mulheres, que exercer atividade remunerada aumenta a chance de falhar no primeiro semestre do curso superior, que quanto menor a nota da escola no ENEM menor será a sua chance de Sucesso, adicionalmente todas estas variáveis são estatisticamente significantes isoladamente. A variável “estado civil” mostra que solteiros tem maior probabilidade de sucesso, apesar de não ter sido considerada isoladamente de forma estatisticamente significante. Estes fatores podem servir como indicador de atenção para dirigentes de IES atingidos por leis que determinam reserva de vagas nas IES para estudantes oriundos de escolas públicas.

Palavras-chave

Educação; Evasão escolar; Desempenho acadêmico; Education; School Dropout; Academic Performance

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Silveira, Heber Pessoa Da
Madalozzo, Regina Carla

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por