Gestão da Capacidade: lidando com a incerteza e a variabilidade de uma central de atendimento
Autores
Costallat Filho, Vicente Ferrão
Orientador
Co-orientadores
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Tipo de documento
Dissertação
Data
2019
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo sugerir práticas de gestão da capacidade em serviços para empresas que lidam com a variação da demanda e com a incerteza. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma empresa do mercado financeiro. A metodologia utilizada foi a de Design Research Methodology (DRM), dividida em três fases: esclarecimento da pesquisa (1), análise descritiva (2) e análise prescritiva (3). Na fase de esclarecimento da pesquisa (1) é explorado o que a literatura diz a respeito da Gestão da Capacidade com foco principalmente em centrais de atendimento. Na segunda fase (2), uma análise descritiva esclarece a situação e destaca os fatores que são determinantes, por meio das análises do comportamento das chamadas e com entrevistas em profundidade com os funcionários e clientes. Por fim, na terceira fase (3) é sugerido intervenções que estão organizadas nas perspectivas por processo, por tecnologia e por pessoas. Acredita-se que tais intervenções estimulem a empresa a ter uma gestão melhor da capacidade para lidar com as variações da demanda e com a incerteza.
Palavras-chave
Gestão da capacidade. Design Reseach Methodology. Central de Atendimento. Variação da demanda. Incerteza.; Capacity Management. Design Research Methodology. Call Centers. Variation in demand. Uncertainty.
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Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Di Serio, Luiz Carlos