O processo de desenvolvimento de storytelling na comunicação interna: um estudo de caso

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Orientador
Ramos, Carla Sofia Dias
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2018
Título da Revista
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Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As empresas, de um modo geral, enfrentam um grande desafio ao lidar com uma crescente complexidade organizacional em uma realidade de diversidade, globalização e mudanças frequentes. Nesse contexto, a comunicação assume na organização um papel de forte relevância na busca de eficiência organizacional e vantagem competitiva. O Storytelling se apresenta como uma técnica poderosa e eficiente no âmbito da estratégia de comunicação das empresas, especialmente em comunicações que têm objetivos complexos ou em ações que buscam a identificação, engajamento, ou até relacionamentos de longo prazo entre os intervenientes. No entanto, apesar de sua demonstrada eficácia, poucas empresas, notadamente no contexto business-to-business (B2B), utilizam o Storytelling de forma rotineira e sistemática. Além disso, apesar da grande amplitude de uso dessa técnica, o foco da pesquisa sobre Storytelling tem sido em branding e propaganda, e muito pouco tem sido explorado no uso dessa técnica na comunicação interna. Esta pesquisa tem por objetivo entender a utilização do Storytelling na comunicação corporativa interna de uma empresa, buscando compreender como o processo de desenvolvimento desta técnica de comunicação tem lugar. Para isso, é aplicada uma metodologia qualitativa, com o estudo do caso de um conjunto de ações de comunicação internas ao longo de 2017 e apoiadas em Storytelling, em uma empresa multinacional B2B de tecnologia no segmento de engenharia industrial. Os resultados deste estudo de caso único, longitudinal e retrospetivo, poderão auxiliar empresas e profissionais ligados à comunicação empresarial a conhecer e compreender melhor esse processo, a partir de uma situação real prática, antecipando oportunidades de uso e aprimorando a assertividade de uma escolha de storytelling dentro da estratégia de comunicação organizacional. O estudo contribui também para a teoria, na medida em que propõe um framework ou modelo para entender o processo de desenvolvimento de uma estratégia de comunicação apoiada em Storytelling. Além disso, contribui também para um melhor entendimento do tema no contexto de B2B e de comunicação interna, dois contextos pouco explorados até à data para esta temática.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Laban Neto, Silvio Abrahao
Campos, Juliana Bonomi Santos De
Área do Conhecimento CNPQ
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