Estimação do prêmio por liquidez : aplicação para o mercado brasileiro
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Tipo de documento
Dissertação
Data
2013
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Resumo
O presente artigo tem como objetivo avaliar o prêmio por liquidez no mercado brasileiro. Para isso foram utilizados dados das ações listadas na BM&FBOVESPA no período entre maio de 1995 e agosto de 2013. Seguindo a metodologia de Amihud (2013), investigou-se se o intercepto da carteira autofinanciada comprada na carteira menos líquida e vendida na carteira mais líquida é positivo e estatisticamente significativo, e também se existe uma tendência para os interceptos das regressões sobre os excessos de retorno das carteiras de liquidez à medida que a liquidez das carteiras é reduzida. São empregados dois modelos de risco e retorno para investigar o comportamento do intercepto: modelos CAPM e de 3 fatores de Fama e French (1993). Foram utilizadas diferentes proxies para liquidez: (i) índice de negociabilidade da BM&FBOVESPA, (ii) número de negócios, (iii) volume negociado, (iv) quantidade de títulos. O prêmio mostrou-se significativo ao nível de 10%, quando usados o Índice de Negociabilidade da BM&F, Número de Negócios e Volume Negociado para as regressões do CAPM, enquanto que ao utilizar o modelo de 3 fatores, apenas com o índice de negociabilidade os resultados obtidos foram significativos. Nos casos em que os prêmios verificados foram significativos, verifica-se uma tendência nos interceptos das regressões sobre os excessos de retorno das carteiras de liquidez. Os resultados apresentados no presente trabalho podem vir a incentivar as empresas a fazer uso de políticas ativas para reduzir o impacto dos custos de liquidez e poderem se beneficiar de uma potencial redução do custo de capital.
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Araujo, Michael Viriato
Mussa, Adriano