Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1342
Type: Dissertação
Title: Análise de preços e seus impactos nos volumes de vendas e escolha das marcas em categorias de peças de reposição automotivas
Authors: Vasconcellos, Rodrigo
Examination board: Claro, Danny Pimentel
Barth, Nelson Lerner
Advisor: Laban Neto, Silvio Abrahao
Publication Date: 2015
Original Abstract: Em um mercado de distribuição, no qual há um grande número de empresas competidoras, a disputa por vendas se torna bastante acirrada. Para tornar ainda mais complexo este cenário, os produtos vendidos possuem poucos diferenciais competitivos significativos e, por consequência, a busca por menores preços, pelos consumidores, torna-se inevitável, o que promove uma disputa muito acirrada. Nesse cenário, para as empresas melhorarem sua lucratividade um dos fatores de grande importância é a gestão de preços e posicionamento das marcas. Este trabalho visa adaptar os modelos (logit multinomial e mínimos quadrados ordinários) utilizados em outros segmentos para análise de preços, de elasticidade e de escolha da marca para categorias no segmento de peças de reposição automotiva, com o objetivo de trazer contribuição de 2 formas: 1. Contribuição prática ─ por se tratar de mercado com grande movimentação financeira e baixa rentabilidade, este trabalho poderá contribuir com a melhor gestão de preço por parte do distribuidor e, por consequência, auxiliá-lo na previsão de demanda e gestão de participação das marcas. 2. Contribuição teórica ─ por utilizar-se de ferramentas desenvolvidas e validadas em outros mercados, principalmente orientados ao consumidor final (“B2C” - Business to Consumer), demonstramos a aplicação deste modelo no mercado distribuidor de peças de reposição automotiva, ou seja, aplicar num mercado de empresa para empresa (“B2B” - Business to Business). Considerado um forte indicador da economia brasileira, o mercado automotivo brasileiro possui a oitava maior frota do mundo e atual sétima maior produção anual. Este estudo tem como objetivo compreender a variação de preços e seus impactos na escolha das marcas. Na pesquisa, utilizou-se de dados de um grande distribuidor nacional de peças de reposição automotiva para avaliar o comportamento de preços e demanda de categorias deste mercado. Os resultados demonstram que há elasticidade na demanda em razão da variação de preços em cada uma das categorias estudadas, e marcas também têm migração de volume de uma marca para outra de acordo com o preço
Keywords in original language : Análise de Preços
Escolha da Marca
Elasticidade da demanda
Segmento Automotivo
Price analysis
Brand choice
Elasticity of demand
Automotive segment
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Vasconcellos_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETO757.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Rodrigo Vasconcellos_AutorizacaoAluno.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO422.03 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.