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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Os efeitos da educação e as instituições sobre o crescimento econômico
Authors: Spricigo, Igor Silva
Examination board: Souza, Eduardo Correia de
Advisor: Santos, Marcelo Rodrigues dos
Publication Date: 2017
Original Abstract: A educação é conhecida por ser um grande propulsor do desenvolvimento econômico. Ao educar, capacitar e recompensar os trabalhadores, a educação leva a um aumento na produtividade do país. Esse estudo verifica o impacto da educação e de variáveis institucionais no crescimento econômico e possui dois objetivos: (i) analisar quantitativamente o quanto a educação e as instituições impactam no crescimento econômico, e (ii) verificar como as variáveis relacionadas a educação e instituições interagem entre si no modelo. Para isso, são coletados resultados de relatórios internacionais (como o Relatório de Competividade Global), de modo a medir a qualidade da educação dos países, assim como a quantidade de estudo. Além disso são coletados dados relativos ao ambiente institucional de um país, como, abertura da economia, segurança dos direitos de propriedade e porcentagem de indivíduos com acesso à internet. Como medida de controle foi adicionada a proporção do investimento em relação ao PIB. Ao rodar 4 regressões via mínimos quadrados em 2 estágios foi possível constatar que a qualidade da educação realmente é um propulsor do desenvolvimento econômico, e que, dentre as variáveis presentes nesse estudo, foi a que mais impactou positivamente nesse crescimento.
Keywords in original language : Educação
Crescimento econômico
Instituições
Education
Economic growth
Institutions
Abstract: Education is known for being a great propulsor of economic development. By educating, capacitating and rewarding workers, education leads to an increase in a country’s productivity. This study verifies the impact of education and institutional variables in economic growth and has two goals: (i) analyze quantitatively how much education and institutions impact in economic growth, and (ii) verify how the variables related to education and institutions interact between themselves in the model. In order to achieve that, results of international reports (such as the Global Competitiveness Report) were collected in order to measure education quality and education quantity in different countries. Besides that, data related to the institutional environment of a country such as economic openness, safety of property rights and percentage of individuals who have access to the internet were collected.Investment as a percentage of GDP was added as a control measure. By running four two stage least squares regressions it was possible to conclude that quality of education really is a propulsor of economic development, and that, among the variables presented in this study, it was the one who impacted economic growth the most.
Language: Português
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Appears in Collections:Graduação em Economia

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