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Type: Dissertação
Title: Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
Authors: Garcia, José Guilherme
Advisor: Lazzarini, Sérgio Giovanetti
Publication Date: 2016
Original Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar determinantes da demanda de produtos em um contexto de hipercompetição, isso é, contextos envolvendo movimentações contínuas dos competidores lançando novos modelos e inovações. Essa análise será aplicada ao mercado de smartphones, que apresentou nos últimos anos um rápido aumento das vendas e, ao mesmo tempo, o lançamento de inúmeros novos produtos. O modelo analisado envolve três grupos de fatores. Preço, que é o valor que o varejo brasileiro compra o smartphone do distribuidor para depois colocar a sua margem e vender ao consumidor final; marcas, que são atreladas aos fabricantes de smartphones; e, finalmente, a própria participação de mercado (market share) passada das marcas, indicando a penetração do seu produto. Para verificar o efeito desses fatores, foi estimada uma regressão múltipla linear controlando pelo efeito endógeno dos preços dos produtos. A base de dados foi coletada do maior distribuidor de celulares do país, envolvendo vendas de aproximadamente 10 marcas observadas (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, entre outros) em 42 meses. Os resultados mostram que preço, marca e market share passado, conjuntamente, têm efeito significativamente relevante na tomada de decisão da compra de um smartphone.
Keywords in original language : Hipercompetição
Diferenciação
Smartphones
Estimação de demanda
Hipercompetition
Differentiation
Smartphones
Demand forecast
Abstract: The objective of this research is to the determinants of demand in an hypercompetitive context, involving continuous launching of new products, innovation and new strategies. This study is focused on the smartphone market, which has shown a fast growth in sales units as well as new products. The proposed model involves three general factors. Pricing, which is the value paid by consumers from the distributor; brand names, indicating the company selling the smartphone; and the past market share of each brand name, demonstrating their penetration on the smartphone market. To identify the effect of these factors, a multiple regression has been estimated, controlling for the endogenous effect of prices. The database has been collected from the largest Brazilian smartphones distributor, with sales of 10 different brands (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, and others) within 42 months. The results show that price, brand names, and past market share jointly show significant effects on the decision to buy smartphones.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

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