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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Atividade econômica, expectativa dos agentes e comportamento da demanda por veículos novos no mercado brasileiro
Authors: Mazzetto, Maurizio
Examination board: Martins, Sérgio Ricardo
Bortoluzzo, Adriana Bruscato
Advisor: Martins, Sérgio Ricardo
Publication Date: 2017
Original Abstract: A história econômica do Brasil foi determinante no desempenho de muitas indústrias, principalmente em setores que são mais sensíveis aos ciclos da economia, como o automobilístico. Com isso muitas montadoras utilizam métodos de projeção de demanda para se anteciparem as mudanças no cenário econômico e a choques exógenos. Com o objetivo de entender como a indústria automobilística é afetada pela atividade econômica, foi dirigido um estudo sobre o mercado brasileiro de automóveis, buscando a compreensão do comportamento da demanda por veículos leves novos. Para isso, foi realizado uma contextualização da recente histórica do setor, para em seguida analisar como o nível de renda real e a atividade econômica do Brasil afetam o grupo de automóveis selecionados, através do método de Mínimos Quadrados Ordinários. Dessa forma, este estudo constatou a importância da renda real, taxa de juros e expectativa dos agentes econômicos como variáveis relevantes para explicar o comportamento da demanda por veículos leves novos no Brasil durante o período de janeiro de 2012 a julho de 2017.
Keywords in original language : Indústria automobilística
Atividade econômica
Determinantes da demanda
Mercado doméstico
Brasil
Automobile industry
Economic activity
Determinants of demand
Domestic market
Brazil
Abstract: The history of Brazil’s economy was a determinant factor of the performance of many industries, particularly in sectors that are more sensitive to economic cycles, such as the automobile industry. As a result, many automakers use demand forecast methods to anticipate changes in the economic scenario. Due to understand how the automobile industry is affected by economic activity, this study was conducted on the Brazilian automobile market, seeking to comprehend the behavior of new light vehicles sales. Therefore, a contextualization of the recent history of the sector was made, to analyze how the real income and economic activity of Brazil affect the group of vehicles selected, using the OLS regression method. Thus, this study verified the relevance of the real income of the Brazilian economy, interest rate and expectation of the economic agents as relevant variables to explain the behavior of new light vehicles sales during the period from January 2012 to July 2017.
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

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