O aumento do limite do cartão de crédito e sua influência no comportamento de gasto de consumidores.

Imagem de Miniatura

Autores

Hübner, Matheus Augusto

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Dissertação

Data

2016

Unidades Organizacionais

Resumo

Esta pesquisa analisa o comportamento de gasto de consumidores que utilizam cartão de crédito antes e após aumento do limite de crédito atrelado ao cartão. As hipóteses foram construídas levando-se em consideração a Teoria do Ciclo de Vida Econômico e os fatores que influenciam a tomada de decisão de compra do consumidor. De uma forma geral, é investigado se o aumento do limite de cartão de crédito causa aumento do gasto médio dos consumidores. Além disso, é investigado se a experiência do ponto de vista de idade e tempo de uso do cartão influenciam no gasto médio dos consumidores, bem como se os consumidores que já estão habituados a usar o cartão, Heavy Users, respondem mais ao aumento de limite. Os resultados demonstram que clientes com idades mais avançadas são menos impactados pelo aumento de limite e que Heavy Users são mais influenciados pelo aumento de limite.

Palavras-chave

cartão de crédito; aumento de limite de crédito; comportamento de gasto; fatores influenciadores na decisão de compra; gasto médio do consumidor;

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por