A Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechs
Autores
Leite, Arthur Henrique Geraldi
Orientador
Rocha, Ricardo Humberto
Co-orientadores
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Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2019
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar como se dão as preferências do consumidor em relação a serviços financeiros no que diz respeito às instituições financeiras tradicionais e as fintechs (empresas de tecnologia em serviços financeiros) bem como as causas dessas preferências. Outro objetivo deste trabalho é estudar os efeitos dessas instituições no mercado e as consequências para a sociedade/economia. O fenômeno das fintechs vem ocorrendo em todo o mundo, e as inovações geradas vem afetando o setor bancário e financeiro. O tema deste estudo é muito relevante, dado que ao entender como se dão as preferências e o comportamento do consumidor, pode-se especular melhor sobre o futuro dos serviços financeiros e estudar o que pode mudar e como pode afetar a economia e a vida das pessoas. Para realização deste estudo, foi utilizado um questionário com 226 pessoas, bem como o desenvolvimento de um modelo econométrico que neste estudo foi uma regressão linear múltipla. A revisão da literatura apresentou um panorama atual do mercado e suas estruturas, assim como a evolução, as tecnologias e a situação atual das fintechs. Com os dados coletados e o modelo econométrico estimado, verificou-se que os fatores que mais influenciem as preferências do consumidor foram a qualidade e o preço do serviço, enquanto os que preferem as startups costumam ser os mais jovens. Quanto às implicações, espera-se que os players tradicionais deste mercado se desenvolvam na direção das fintechs e eles ofereçam os mesmos serviços, aumentando a competição e beneficiando o consumidor com uma melhor oferta de serviços a uma maior quantidade de pessoas a um custo mais baixo.
Palavras-chave
Bancos tradicionais, Fintechs, serviços financeiros, startup
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Idioma
Português