Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2725
Type: Dissertação
Title: Escolaridade, força de trabalho, capital físico e o desenvolvimento econômico do Brasil
Authors: Pereira, Wesley Faria
Examination board: Ribeiro, Priscila Fernandes
Costa, Marcelo Marchesini da
Teixeira, Marco Antonio Carvalho
Advisor: Laban Neto, Silvio Abrahao
Publication Date: 2019
Original Abstract: Desde 1980, o Brasil apresentou evolução expressiva em indicadores, considerados na literatura, como fatores que influenciam de forma positiva o desenvolvimento econômico de um país: escolaridade média da população, crescimento do número de trabalhadores e capital físico. Mesmo com essa evolução e, após período de crescimento econômico acentuado, o país, a partir de 2013, apresentou retrocesso econômico com queda do PIB per capita. Esse trabalho compara o desempenho econômico do Brasil em relação a países com população de mesma escolaridade média e fundamenta suas conclusões com uma análise dos efeitos da variação da escolaridade média da população, do número de trabalhadores e estoque de capital no PIB de 86 países entre os anos de 1980 e 2017. A variável estoque de capital apresentou efeito positivo e significativo no PIB dos países da amostra, enquanto as variáveis de escolaridade média e número de trabalhadores não. Esse trabalho, analisando a posição do Brasil comparada aos demais países da amostra, demonstra que o PIB per capita do país sofreu queda em relação à média desde 1980 e, em 2017, estava abaixo do valor esperado para um país com população de mesma escolaridade: o resultado sugere que o país pode ser mais produtivo com os recursos que dispõe, em especial por possuir capital físico superior a todos os países da América Latina.
Keywords in original language : Capital físico. Desenvolvimento econômico. Estoque de capital. PIB per capita
Physical capital. Economic development. Stock of capital. GDP per capita
Abstract: Since 1980 Brazil has evoluted expressively in indicators related to economic development such as average years of population schooling, number of persons engaged and physical capital. Despite of this, its GDP per capita decreased from 2013 which indicates economic downturn. This work compares Brazilian economic performance considering the average years of schooling of its population. Also, this work analises the statistical effects of variation in average years of schooling, number of persons engaged and stock of capital in GDP of 86 countries between 1980 and 2017 with the objective of improving its conclusions. The stock of capital variable points out to a significant statistical influence in GDP. The average years of population schooling and number of persons engaged did not point out to a significant statistical influence in GDP. This work demonstrates Brazil’s economic downturn measured by the fall of its GDP per capita compared to the average between 1980 and 2017. These results suggest that Brazil can be more productive considering its resources: especially considering its physical capital which is higher than all other Latin America countries.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wesley Faria Pereira.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.