Avaliações online: fatores motivadores e consequências para empresas- uma revisão sistemática de literatura e um framework para futuras pesquisas

Imagem de Miniatura

Autores

Arthur Garcia Castro Gonzalez

Orientador

Professora Farah Diba Abrantes-Braga

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2021

Unidades Organizacionais

Resumo

O ‘boca-a-boca’ sempre teve um papel importante na decisão de compra do consumidor. No mundo de smartphones, conexão onipresente e mídias digitais, essa influência expandiu para o universo eletrônico, para o ‘boca-a-boca eletrônico’ (a.k.a. e-WOM, eletronic word of mouth). Um subtipo do e-WOM são as avaliações online que consistem no compartilhamento das avaliações (de produtos e ou serviços) nas diversas plataformas online (e.g., mídias sociais), ou seja, o compartilhamento da opinião de consumidores sobre produtos / serviços que adquiriram. Devido a sua importante influência na tomada de decisão do consumidor, esse compartilhamento tem sido encorajado por gigantes tech como a Amazon (inicialmente), e se expandiu dando origem a plataformas especificas de avaliações, caso do TripAdvisor. Em um mundo de mídias sociais onde avaliações online influenciam a escolha de consumidores, faz-se necessário que as empresas entendam esse fenômeno, que fatores motivam o compartilhamento e qual o impacto disso nas empresas? Nesse trabalho fizemos uma revisão sistemática de literatura buscando responder essas perguntas, identificando fatores motivadores das avaliações online, e das consequências para empresas, resultando em um modelo com proposições para pesquisa futura.

Palavras-chave

Revisões e avaliações online; boca-boca-eletrônico; marketing digital; comportamento do consumidor

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Exatas e da Terra

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por