A Relevância do Planejamento do Investimento em Educação
Autores
Felipe Yamawaki Varoto
Orientador
Luciana Yeung
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2021
Resumo
Nos tempos atuais se faz cada vez mais necessário o contínuo movimento de inovação
e progresso tanto técnico quanto tecnológico, sendo um dos frutos da Terceira Revolução
Industrial iniciada em meados de 1950. Este estudo tem como objetivo mensurar os
investimentos feitos pelo Brasil em educação, verificando seu real retorno e impacto, dessa
forma foi atualizada como principal hipótese o investimento por aluno sendo comparável ao
investimento em capital humano e seus desempenhos na prova do IDEB como meio de
comparação com o progresso tecnológico.
A partir disso foram coletados dados das bases do INEP (Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais) e do SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos
em Educação), sendo dados que apresentam valores tanto no âmbito estatal quanto no âmbito nacional. Sendo geradas regressões com painel considerando efeito fixo, foram segmentados em basicamente três focos de estudos: o impacto do investimento considerando todo o país, a influência do investimento por categoria escolar e pôr fim à influência no investimento pela macrorregião brasileira.
Tendo realizado as análises quantitativas e qualitativas foi verificado que o direcionamento que é feito o investimento em educação tem impacto direto em seu impacto, ou seja, investir o mesmo montante em ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio apresentam impactos diferentes. Assim como diferentes regiões e estados apresentam magnitudes de respostas diferentes a um mesmo estimulo financeiro; dessa forma é concluído ao final do estudo que o planejamento de como será feito o investimento e onde será feito tem grande impacto na resposta obtida e esperada no desempenho escolar, futuramente podendo corresponder ao progresso tecnológico.
Palavras-chave
Impactos na Educação; Investimento por Aluno; Qualidade da Educação
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Luciana Yeung
Adriano Dutra Teixeira