Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3194
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A relação entre o abandono escolar e o incentivo dos pais na educação de seus filhos
Author: Isabela Mariani Gomes
Examination board: Sérgio Ricardo Martins
Naercio Menezes Filho
Advisor: Sérgio Ricardo Martins
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2021
Original Abstract: O objetivo do presente estudo é de analisar a relação do abandono escolar com a interação dos pais com os filhos na educação. Por meio de uma teoria econômica envolvendo capital humano, financeiro e social, sendo o último a variável que representa essa relação entre os familiares, acredita-se que uma maior interação dos pais com os filhos levará a um menor abandono escolar. Para tal análise, será utilizado a base de dados PeNSE (2015), que abrange diversos temas sobre segurança e saúde aos alunos. Além disso, o modelo utilizado é o Logit por se tratar de uma variável resposta binária. O resultado encontrado foi o oposto ao esperado, ou seja, a relação dos pais com os filhos afeta negativamente o abandono escolar. Por mais que o estudo tenha apresentado o resultado inverso destaca-se que houve limitação, a variável resposta é uma incerteza dado que os alunos ainda estão na escola, ou seja, eles acreditarem que irão concluir o Ensino Médio pode não ocorrer.
Keywords in original language : Abandono escolar
Capital social
Logit
Abstract: This paper aims to study the relation between the school dropout and the interaction between parents and their children on education. The economy theory presents three types of capital: human, financial, and social, the third one is the one that represents this interaction in the families, the study expects that more interaction between parents and children will reduce the school dropout. For this analyze will be used the data from PeNSE (2015), that covers different aspects about security and health od the students. Besides that, the model to be used is Logit, because the variable school dropout is binary. The result is the opposite from what was expected, the relation between parents and children impacts negatively in the school dropout. Otherwise, the study presented a different result stands out that it had limitation, the main variable, school dropout, it is uncertain, because the students still are in school, so the answer if they pretend to conclude high school can change.
Keywords (english terms): School dropout
Social capital
Logit
Language: Português
CNPq Area: Ciências Exatas e da Terra
Ciências Sociais Aplicadas
Copyright: Todos os documentos presentes nesta coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabela Mariani Gomes_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETO501.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Isabela Mariani Gomes_Termo de Autorização - ok.pdfINDISPONÍVEL - autorização do aluno1.08 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.