Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3356
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Avaliação da implementação do programa mais alfabetização: um olhar sobre a seleção e atuação dos assistentes nas escolas públicas do Paraná |
Authors: | Assis, Cinthia Menezes de |
Examination board: | Cuffa, Marina de Costa, Marcelo Marchesini da Dalmon, Danilo Leite |
Advisor: | Cuffa, Marina de |
Publication Date: | 2019 |
Original Abstract: | Recorrentemente políticas públicas são formuladas para operar de determinada forma, mas sua implementação não ocorre como esperado. Em um país descentralizado como o Brasil, políticas públicas formuladas no nível federal têm um grande desafio para garantir sua adequada implementação por estados e municípios. O objeto de análise nesse estudo é o Programa Mais Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC), lançado em 2018 com o objetivo de aumentar os índices de alfabetização dos alunos do ensino fundamental. Este estudo tem por objetivo identificar a qualidade da implementação do programa no estado do Paraná. Para tanto, foi desenvolvida a teoria da mudança que o programa se propôs, e realizada uma análise a respeito da seleção e do apoio pedagógico do assistente de alfabetização. Os recursos metodológicos utilizados para o levantamento de dados do estado do Paraná fundamentaram-se nos elementos da teoria da mudança e em pesquisa com coordenadores pedagógicos, diretores das escolas, professores alfabetizadores, assistentes de alfabetização e técnicos das Secretarias Municipais de Educação. A principal contribuição deste estudo está em realizar uma investigação inicial sobre a seleção e atuação dos assistentes de alfabetização do programa, à luz das características apontadas pela literatura associadas a impactos positivos na aprendizagem dos estudantes. Como proposição final a este estudo, propõe-se sugestões de melhoria na governança de monitoramento e avaliação do Programa Mais Alfabetização, além de propor uma avaliação de implementação completa, de forma a observar os demais elementos da teoria de mudança. |
Keywords in original language : | avaliação de implementação, alfabetização, assistentes de alfabetização; teoria da mudança, monitoramento. |
Language: | Português |
Appears in Collections: | Programa Avançado em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CINTHIA ASSIS_trabalho.pdf | 410.57 kB | Adobe PDF | View/Open | |
CINTHIA ASSIS_termo.pdf | INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO | 853.61 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.