Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-06T15:16:47Z-
dc.date.available2022-10-06T15:16:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn2237-2091pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4150-
dc.description.abstractEste artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual.pt_BR
dc.format.extentp. 419-445pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisheripeapt_BR
dc.relation.ispartofPesquisa e Planejamento Econômicopt_BR
dc.relation.urihttps://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/view/1481pt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectatraso escolarpt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.titleA relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professorpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.identifier.issue3pt_BR
dc.identifier.volume43pt_BR
dc.description.notesTexto Completopt_BR
dc.contributor.autorFirpo, Sergio Pinheiro-
dc.contributor.autorMachado, Danielle Carusi-
dc.contributor.autorGonzaga, Gustavo-
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
Appears in Collections:Coleção de Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_2013_ RELAÇÃO ENTRE PROFICIÊNCIA E DISPERSÃO.pdfArtigo_2013_ RELAÇÃO ENTRE PROFICIÊNCIA E DISPERSÃO449.32 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.