Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4151
Tipo de Material: Artigo Científico
Titulo: O regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunos
Autor: Firpo, Sergio Pinheiro
Carvalho, Sandro
Fecha de Publicación: 2014
Resumen en idioma original : Neste artigo avaliamos o impacto da adoção do regime de ciclos ao longo da distribuição intra-classe de proficiência em matemática e português. Investigamos crianças matriculadas nas 4ªe 8ªséries. Os resultados indicam que há fraca relação entre a mudança de um regime seriado para o de ciclos sobre o desempenho, mesmo ao longo da distribuição. Contudo, no sentido inverso, a readoção das séries gerou impactos positivos no desempenho de matemática na 4ªsérie para todos os pontos da distribuição. Pode-se concluir que, em geral, a reprovação não parece gerar aumentos de esforço dos alunos, sobretudo entre alunos mais velhos.
Palabras clave en idioma original : Educação
Não retenção
Desempenho Acadêmico
Resumen en ingles: We evaluate the impact of non-retention policies over the distribution of academic achievement of elementary Brazilian public schools students. Results suggest a weak correlation between the adoption of non-retention policies and the academic achievement. However, in the opposite direction, readopting grade repetition showed a positive impact on 4th grade math students over the entire distribution. In general, we may say that grade repetition does not seem to increase students’ efforts, especially in older students.
Keywords (términos en inglés): Education
Non Retention
Academic Achievement
Idioma: Português
Area del CNPq: Ciências Humanas
URI: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958
Licencias de uso: O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR
Notas: Texto Completo
Aparece en las colecciones: Coleção de Artigos Científicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_2014_o regime de ciclos.pdfArtigo_2014_o regime de ciclos_TC186.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.