Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-06T15:31:13Z-
dc.date.available2022-10-06T15:31:13Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1980-5330pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4151-
dc.description.abstractNeste artigo avaliamos o impacto da adoção do regime de ciclos ao longo da distribuição intra-classe de proficiência em matemática e português. Investigamos crianças matriculadas nas 4ªe 8ªséries. Os resultados indicam que há fraca relação entre a mudança de um regime seriado para o de ciclos sobre o desempenho, mesmo ao longo da distribuição. Contudo, no sentido inverso, a readoção das séries gerou impactos positivos no desempenho de matemática na 4ªsérie para todos os pontos da distribuição. Pode-se concluir que, em geral, a reprovação não parece gerar aumentos de esforço dos alunos, sobretudo entre alunos mais velhos.pt_BR
dc.format.extentp. 199-214pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUSPpt_BR
dc.relation.ispartofEconomia Aplicadapt_BR
dc.relation.urihttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/87958pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNão retençãopt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.titleO regime de ciclos de aprendizagem e a heterogeneidade de seus efeitos sobre a proficiência dos alunospt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.description.otherWe evaluate the impact of non-retention policies over the distribution of academic achievement of elementary Brazilian public schools students. Results suggest a weak correlation between the adoption of non-retention policies and the academic achievement. However, in the opposite direction, readopting grade repetition showed a positive impact on 4th grade math students over the entire distribution. In general, we may say that grade repetition does not seem to increase students’ efforts, especially in older students.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.keywordsEducationpt_BR
dc.subject.keywordsNon Retentionpt_BR
dc.subject.keywordsAcademic Achievementpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1413-8050/ea374pt_BR
dc.identifier.issue2pt_BR
dc.identifier.volume18pt_BR
dc.description.notesTexto Completopt_BR
dc.contributor.autorFirpo, Sergio Pinheiro-
dc.contributor.autorCarvalho, Sandro-
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
Appears in Collections:Coleção de Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_2014_o regime de ciclos.pdfArtigo_2014_o regime de ciclos_TC186.86 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.