Organizational Design for Institutional Change: the Case of MPB Festivals, 1960 to 1968
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Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2006
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Resumo
Uma preocupação central na pesquisa inserida no neo-institucionalismo é o surgimento de campos
organizacionais. Esse artigo explora a emersão do campo da MPB em paralelo com a organização de
festivais de música nos anos sessenta. Os festivais foram importantes ao combinar músicos, júri e
a platéia em um fórum relativamente protegido da influência da indústria fonográfica. Através dessa
interação foi possível a introdução e difusão de novas tendências no campo de música popular. Ao
mesmo tempo, os festivais permitiram a consagração da categoria MPB como uma forma artística
distinta do restante da música popular. A estrutura dos festivais provocou duas conseqüências não intencionais: o conflito entre os músicos e a platéia, e entre os músicos e o juri. Enquanto vários
músicos lutavam para conquistar a autonomia para a sua atividade artística, a platéia exigia supremacia.
Como resultado, vários músicos exerceram pressão sobre os júris para proteger os critérios estéticos
da influência da platéia. A conclusão propõe uma avaliação crítica do papel dos festivais na evolução
do campo da MPB
Palavras-chave
Titulo de periódico
Revista de Administração Contemporânea – RAC
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Idioma
Português
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