MEIOS DE PAGAMENTO DIGITAL: A REALIDADE BRASILEIRA. UM ESTUDO DE SEGMENTAÇÃO AMBIENTAL.

Imagem de Miniatura

Autores

Braga, Farah Diba Mary Anni Abrantes
Correio, Heidy Rodriguez Ramos

Orientador

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Artigo Científico

Data

2018

Unidades Organizacionais

Resumo

Nas últimas décadas, ocorreu uma migração da utilização do dinheiro em espécie para o dinheiro eletrônico e digital. Várias são as fases a construir e superar até que o dinheiro digital, atinja níveis de utilização semelhante ao dinheiro em espécie. Esse trabalho, através do modelo de segmentação ambiental de Almeida (2001), visa apresentar os principais fatores necessários à viabilização do uso e da expansão dos meios de pagamento digital no Brasil. Foi realizada pesquisa exploratória do tipo qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso, mais especificamente, estudo do setor de meios de pagamento eletrônico e digital. Inicialmente foram coletados dados secundários mediante o levantamento de informações de relatórios de mercado e de artigos disponíveis em bases de dados. Em seguida, com um roteiro de entrevista semiestruturada, dados primários foram coletados. Duas entrevistas foram realizadas junto a especialistas do segmento. Os benefícios do uso do dinheiro digital serão muitos. As entrevistas ressaltaram que o dinheiro digital irá gerar novas receitas com “produtos” intangíveis; possibilitará o surgimento de novos mercados; poderá reduzir custos de manutenção do dinheiro em espécie; promoverá a inclusão digital e financeira, cidadania e auto-estima. No entanto, obstáculos precisam ser vencidos: garantir a autenticidade da transação; leis e regulamentação próprias; atingir massa crítica; redução de custos de telecomunicações; etc. Esse estudo beneficia a academia de administração explorando a técnica de segmentação ambiental. Aborda um tema pouco explorado e descrito na literatura, o dinheiro digital. É de extrema importância, às organizações empresariais e sociedade, a análise do ambiente para a entrada do dinheiro digital, uma vez que essas podem se beneficiar do novo produto. Espera-se também que esse trabalho incentive o estudo em outros campos como, o do comportamento do consumidor e das teorias organizacionais

Palavras-chave

pagamento digital; dinheiro digital; estratégia; gestão; meios de pagamento

Titulo de periódico

Revista de Administração de Roraima
DOI

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por