MEIOS DE PAGAMENTO DIGITAL: A REALIDADE BRASILEIRA. UM ESTUDO DE SEGMENTAÇÃO AMBIENTAL.
Autores
Orientador
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Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2018
Resumo
Nas últimas décadas, ocorreu uma migração da utilização do dinheiro em espécie para o dinheiro eletrônico e digital. Várias são as fases a construir e superar até que o dinheiro digital, atinja níveis de utilização semelhante ao dinheiro em espécie. Esse trabalho, através do modelo de segmentação ambiental de Almeida (2001), visa apresentar os principais fatores necessários à viabilização do uso e da expansão dos meios de pagamento digital no Brasil. Foi realizada pesquisa exploratória do tipo qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso, mais especificamente, estudo do setor de meios de pagamento eletrônico e digital. Inicialmente foram coletados dados secundários mediante o levantamento de informações de relatórios de mercado e de artigos disponíveis em bases de dados. Em seguida, com um roteiro de entrevista semiestruturada, dados primários foram coletados. Duas entrevistas foram realizadas junto a especialistas do segmento. Os benefícios do uso do dinheiro digital serão muitos. As entrevistas ressaltaram que o dinheiro digital irá gerar novas receitas com “produtos” intangíveis; possibilitará o surgimento de novos mercados; poderá reduzir custos de manutenção do dinheiro em espécie; promoverá a inclusão digital e financeira, cidadania e auto-estima. No entanto, obstáculos precisam ser vencidos: garantir a autenticidade da transação; leis e regulamentação próprias; atingir massa crítica; redução de custos de telecomunicações; etc. Esse estudo beneficia a academia de administração explorando a técnica de segmentação ambiental. Aborda um tema pouco explorado e descrito na literatura, o dinheiro digital. É de extrema importância, às organizações empresariais e sociedade, a análise do ambiente para a entrada do dinheiro digital, uma vez que essas podem se beneficiar do novo produto. Espera-se também que esse trabalho incentive o estudo em outros campos como, o do comportamento do consumidor e das teorias organizacionais
Palavras-chave
pagamento digital; dinheiro digital; estratégia; gestão; meios de pagamento
Titulo de periódico
Revista de Administração de Roraima
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DOI
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Idioma
Português
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Ciências Sociais Aplicadas