Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4368
Type: Trabalho de Evento
Title: Um “Campo” de Oportunidade para o Patrocinador: um Estudo Sob A Perspectiva Da Identidade Social
Author: Fleury, Fernando A.
Corat, Pedro
Isabella, Giuliana
Araujo, Alcides Carlos de
Feldmann, Paulo Roberto
Cruz, Ana Carolina Costa
Publication Date: 2016
Original Abstract: Entender quais aspectos da experiência de consumo são necessários para o desenvolvimento de um patrocínio eficaz é a chave para o marketing esportivo se tornar eficiente. Este artigo propões que o resultado positivo de um patrocinador é resultado de um alinhamento entre patrocinadores, patrocinados e consumidores, ou seja, tenham objetivos ou características em comum. Desta forma, o presente estudo visa investigar a relação existente destes atores. Para isto, optou-se por estudar o patrocínio no esporte. Propõe-se ainda que os torcedores mais assíduos ao estádio são mais abertos a se relacionar com os patrocinadores e, por consequência adquirir seus produtos. Assim, por meio de análise fatorial confirmatória (CFA) e modelo de Equação Estrutural, analisa-se 5 hipóteses que demonstram a relação entre identificação com time, o esporte, e o estádio e a influência destes mecanismos na experimentação de novos produtos dos patrocinadores. Os dados foram coletados com 928 torcedores da cidade do Rio de Janeiro, em duas partidas realizadas no Maracanã. As análises do modelo corroboram com 4 das 5 hipóteses apresentadas. E ainda, indicam existir um forte papel no desenvolvimento das relações entre torcedor e patrocinador, já que o envolvimento do torcedor com o estádio interfere no modelo. Os resultados deste estudo permiti inferir que investir nas arenas esportivas pode trazer resultados além das bilheterias. O estádio pode ser a chave para o sucesso financeiro dos times. Pesquisas futuras e limitações do estudo são discutidas no final do artigo.
Keywords in original language : Identidade Social
Patrocínio
Esporte
Equações Estruturais
Marketing Esportivo
Subject: Marketing esportivo
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
URI: https://www.researchgate.net/profile/Alcides-Araujo/publication/311909000_Um_Campo_de_Oportunidade_para_o_Patrocinador_um_Estudo_Sob_A_Perspectiva_Da_Identidade_Social/links/5861454408aebf17d392beed/Um-Campo-de-Oportunidade-para-o-Patrocinador-um-Estudo-Sob-A-Perspectiva-Da-Identidade-Social.pdf
Copyright: O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR
Appears in Collections:Coleção de Trabalhos Apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evento_2016_Um 'Campo' de Oportunidade.pdfEvento_2016_Um 'Campo' de Oportunidade_TC1.43 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.