Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4487
Type: Trabalho de Evento
Title: Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas
Author: Szylit, Flavia
Isabella, Giuliana
Barros, Lucia Salmonson Guimarães
Publication Date: 2011
Original Abstract: O objetivo desse estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma marca, a percepção de seu reposicionamento e a probabilidade de compra da marca reposicionada. Como objeto de estudo, utilizou-se a rede de fast food McDonald’, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio, como parte do esforço de reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. A análise de dados foi feita utilizando-se a econometria, permitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento depende positivamente da importância que o consumidor dá a uma alimentação balanceada e da frequência que o consumidor vai ao McDonald’s, e negativamente da idade, sexo, escolaridade do consumidor e da importância que o consumidor dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca, enquanto a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim por estímulos pessoais.
Keywords in original language : Envolvimento
Marcas Reposicionadas
Percepção de Marca
Abstract: The aim of this study is to identify a relation among consumer’s involvement with a brand, his/her perception about its repositioning and the willingness to purchase this repositioned brand. As this study’s object, the fast food chain Mc Donald’s has been chosen, due to the fact that healthy food has been included to its menu in an effort to repositioning this brand. The data collection was made through online questionnaires, which were responded by 214 subjects. The chosen analytical tool was econometrics, allowing the creation of a simultaneous equations model, consisting of two regressions, in which the dependent variables were perception and consumption. The results indicated that the repositioning perception positively depends on the importance consumers give to a balanced diet and on the frequency which he goes to Mc Donald’s. It negatively depends on consumer’s age, gender and education in addition to the importance he/she gives to food’s nutritional value. This study suggests that perception is influenced by personal stimuli and by the affective involvement with the brand, while the adherence to the new positioning is not influenced by any type of involvement, but by personal stimuli.
Subject: Comportamento do consumidor
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
URI: http://sistema.semead.com.br/14semead/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=1080
Copyright: O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR
Appears in Collections:Coleção de Trabalhos Apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evento_2017_Envolvimento e Percepção.pdfEvento_2017_Envolvimento e Percepção_TC587.22 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.