Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/463
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estimação e comparação do impacto de investimento direto estrangeiro e licensing sobre a produtividade total dos fatores
Authors: Schwartsman, Maurício
Advisor: Souza, Eduardo Correia de
Publication Date: 2014
Original Abstract: Este trabalho visa a investigar qual é a contribuição das atividades de investimento direto estrangeiro (IDE) e licensing para a tecnologia de produção dos países e qual delas é mais relevante com o fim de oferecer uma possível orientação de política de melhora de produtividade. Para realizar a análise, utilizou-se o método de regressão em painéis como forma de estimação do impacto das variáveis sobre a taxa de crescimento da produtividade total dos fatores.
Keywords in original language : PTF
IDE
Licensing
Tecnologia
Abstract: This study intends to investigate the contribution of foreign direct investment (FDI) and licensing to the production technology of countries and which of these is more relevant in order to find a possible orientation for policies aiming at raising productivity. To do so, we employed the method of panel regressions to estimate the effect of the variables over the growth rate of the total factor productivity (TFP).
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maurício Schwartsman_Trabalho.pdfTexto Completo389.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Mauricio Schwartsman_AutorizacaoAluno.pdfIndisponível - Autorização Aluno112.71 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.