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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Programa Universidade para Todos (Prouni): relação entre desempenho acadêmico, características dos alunos e custo benefício
Author: Galvão, Christopher Gomes
Examination board: Souza, Eduardo Correia
Advisor: Menezes Filho, Naercio Aquino
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2020
Original Abstract: Historicamente, o Brasil se mostrou um país com evidente desigualdade de oportunidades, sendo uma de suas consequências o acesso restrito ao ensino superior às classes com maior poder aquisitivo. Nos últimos anos, porém, a população de baixa renda vem presenciando um cenário mais favorável desde a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), através dasisenções fiscais àsinstituições privadas. Este trabalho tem como objetivo entender os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos alunos do Prouni e analisar o custo-benefício do programa, com base na renúncia fiscal do governo, as notas nas provas do Enade e, com o auxílio da literatura, a influência das notas nos exames de proficiência nos salários futuros dos alunos. Os resultados mostram que os alunos do programa têm um melhor desempenho no Enade, o background familiar e o educacional são determinantes para explicar a nota na prova, e que o Prouni tem uma taxa interna de retorno (TIR) de 2,29%.
Keywords in original language : Prouni
Desempenho
Enade
Renúncia fiscal
Alunos
Educação
Ensino
FIES
Valor Presente Líquido (VPL)
Abstract: Historically, Brazil has been a country with evident inequality of opportunities, and restricted access in college education to higher classes is one of its consequences. However, in the last few years the lower classes have seen a more favorable scenario since the creation of the Programa Universidade para Todos (Prouni), due to tax exemptions to private education institutions. This study aims to understand the behavior of Prouni students, in addition to making a cost-benefit analysis about the program, based on the tax exemptions from government, the academic performance of program members in the Enade tests and the influence of grades in proficiency exams on students’ future salaries, with the help of literature. The results show that the students of Prouni have a better performance in Enade, the family and the educational background are statistically significant to explain the grade in the test, and Prouni’s internal rate of return (IRR) is 2.29%.
Keywords (english terms): Prouni
Performance
Enade
Tax exemptions
Students
Education
Instruction
FIES
Net Present Value (VPL)
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
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