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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Motivação no ambiente de trabalho: fatores motivacionais de indivíduos em grandes empresas
Author: Lech, Marina Torres Grande
Advisor: Claro, Priscila Borin de Oliveira
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2020
Original Abstract: A motivação no trabalho é um tópico que está em constante renovação, principalmente por conta das mudanças que ocorrem em cada indivíduo ao longo do tempo. Por conta disso, apesar de já existir um extenso material teórico a respeito do tema, este estudo busca entender quais são os fatores motivacionais mais importantes para a sociedade atualmente. Para isso, usou-se como base de análise os dados da Pesquisa Anual de Engagement de 2019 de uma das maiores empresas de bens de consumo do Brasil, que conta com 48 perguntas para entender o nível de engajamento e motivação de seus funcionários. Com o uso da Análise Fatorial, dessas 48 variáveis originais foram criados 8 fatores: 1) Relacionamento com a Equipe e Desenvolvimento, 2) Liderança Direta, 3) Liderança Sênior e Remuneração, 4) Desempenho, 5) Propósito e Cultura, 6) Qualidade de Vida, 7) Ambiente de Trabalho e 8) Ética e Segurança. Através de uma Regressão Linear Múltipla, concluiu-se que o fator que mais tem impacto na motivação de um indivíduo é Propósito e Cultura, e o de menor impacto é Ética e Segurança
Keywords in original language : Motivação
Engajamento
Ambiente de trabalho
Fatores motivacionais
Brasil
Abstract: Work motivation is a topic that is in constant renovation, mainly due to the changes that occur in each individual over time. Therefore, although there is already na extensive theoretical material regarding the subject, this study seeks to understand what are the most importante motivational factors for society nowadays. To do this, the data used was the Annual Engagement Survey of 2019 of one of the largest consumer goods companies in Brazil, which contains 48 questions to understand the level of Engagement and motivation of its employees. Using the Factor Analysis, it has been possible to create 8 new factors to substitute those 48 original variables: 1) Relationship with the Team and Development, 2) Direct Leadership, 3) Senior Leadership and Compensation, 4) Performance, 5) Purpose and Culture, 6) Quality of Life, 7) Work Environment and 8) Ethics and Safety. Afterwards, with the Multiple Linear Regression, we could determine which factor had more impact on the motivation of an individual, which is Purpose and Culture, and the one that had less impact, which is Ethics and Safety.
Keywords (english terms): Motivation
Engagement
Work environment
Motivational factors
Brazil
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
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Appears in Collections:Graduação em Economia

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