Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5243
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O impacto da progressão continuada na evasão escolar no Ensino Fundamental e Médio
Author: Costa, Thiago Gonçalves do Nascimento da
Examination board: Novaes, Lucas Martins
Advisor: Menezes Filho, Naercio Aquino
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2020
Original Abstract: O objetivo desse artigo é examinar os impactos da progressão continuada na evasão escolar do ensino fundamental e médio. Examinamos tal efeito por três principais lentes. Primeiramente, via um painel com efeitos fixos de escolas, há evidências de que a progressão continuada tem efeito direto na diminuição da evasão escolar no ensino fundamental. Segundo, estimamos efeito da progressão continuada na probabilidade de o aluno continuar estudando e não estar atrasado, via logit ordenado. Os resultados indicam que a probabilidade de alunos continuarem estudando quando passaram pelo regime de progressão continuada é 4% maior do que no regime seriado. Ademais, a presença da progressão continuada aumenta a probabilidade de os alunos chegarem no último do ensino médio. Por fim, via análise por coortes geracionais, encontramos evidências de que a progressão continuada no ensino fundamental leva a uma menor taxa de evasão escolar quando a geração se encontra no ensino médio. Pode-se concluir que a progressão continuada no ensino fundamental é um método eficaz no combate à evasão escolar no ensino fundamental e médio.
Keywords in original language : Progressão continuada
Regime de ciclos
Educação básica
Desempenho escolar
Evasão escolar
Abstract: The purpose of this article is to examine the impacts of the Brazilian educational policy of continued progression (“progressão continuada”) on elementary and high school dropout rates. We examined this effect through three main lenses. Firstly, via a fixed-effects panel data, we found evidence that the continued progression policy has a direct effect on reducing school dropout rates in elementary school. Second, we estimate the effect of policy on the probability that students will continue studying, via ordered logit. The results indicate that the probability of students continuing to study when they studied in a school that adopted the policy is 4% higher. Furthermore, the presence of continued progression increases the likelihood that students will reach the end of high school. Finally, via analysis by generational cohorts, we found evidence that continued progression in elementary school leads to a lower dropout rate when the generation is in high school. It can be concluded that the adoption of the continued progression in elementary school is an effective method to reduce dropout rates in elementary and high school.
Keywords (english terms): Progressão continuada
High school
School performance
Dropout behavior
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Gonçalves do Nascimento da Costa _ Termo Autorização.pdfThiago Gonçalves do Nascimento da Costa _ Termo Autorização839.41 kBAdobe PDFView/Open
Thiago Gonçalves do Nascimento da Costa _ Trabalho.pdfThiago Gonçalves do Nascimento da Costa _ Trabalho548.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.