Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira
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Relatório de Iniciação Científica
Data
2023
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Resumo
A pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação brasileira, afetando a partici pação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo
destaca que as desigualdades educacionais pré-existentes se agravaram durante a pandemia, com
evidentes disparidades relacionadas à etnia, níveis de escolaridade materna e acesso à internet em
domicílio desempenhando papéis críticos. Além disso, foram observadas discrepâncias regionais
relevantes, com algumas regiões do Brasil enfrentando maiores dificuldades educacionais durante
a pandemia. Entre escolas públicas e privadas, destaca-se que a diferença observada nas notas
diminuiu durante o período, apesar dos estudantes de escolas públicas terem demonstrando menor
propensão a fazer o ENEM. Embora tenha havido sinais de recuperação em 2022, esse estudo
destaca a necessidade de medidas políticas e ações para abordar as desigualdades educacionais e
garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.
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