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Type: Dissertação
Title: Determinantes do block time para a aviação comercial brasileira
Authors: Arraes, Marcelo Santa Rosa
Examination board: Artes, Rinaldo
Gomes, Alexandre Lopes
Advisor: Faro, José Heleno
Publication Date: 2014
Original Abstract: Este trabalho buscou relacionar as condições climáticas e a taxa de utilização da capacidade dos aeroportos ao tempo total de cada operação de voo das companhias aéreas nacionais. Este tempo – conhecido como block time – é medido desde o início da movimentação da aeronave em sua partida até a sua total parada na chegada, e foi utilizado como um indicador de sua pontualidade. Foram analisadas distintas rotas das companhias Avianca, Azul e Gol, entre 22 dos principais aeroportos Brasileiros, durante o ano de 2013. Os block times de cada voo foram regredidos sobre os block times médios observados para a mesma rota no ano anterior e sobre um conjunto de variáveis climáticas e de taxa de utilização dos aeroportos, cujo efeito é o principal interesse deste trabalho. Os resultados demonstraram que a taxa de utilização dos aeroportos de origem e destino é significativa para a determinação dos block times, sobretudo quando a utilização é próxima do limite operacional do aeroporto. Também foram significativos para essa determinação o teto mínimo e a precipitação máxima observados em cada aeroporto.
Keywords in original language : Block time
aeroporto
clima
aviação
pontualidade
Block time
airport
weather
aviation
on-time-performance
Abstract: This paper aimed to relate the climatic conditions and the rate of usage of airports’ capacity to the total time of each flight operation of the national airlines. This time – known as block time – is measured from the start of the aircraft movement on its departure to its complete stop on arrival, and was used as a proxy for punctuality. Several routes of Avianca, Azul and Gol airlines, between 22 major Brazilian airports, were analyzed during the year 2013. The block times of each flight were regressed over the average block times observed for the same route in the previous year and over a set of climate and airports’ utilization rate variables, which effect is the main interest of this paper. The results showed that the origin and destination airports’ utilization rate is significant for the determination of block times, especially when the utilization is close to the airport's operational limit. The minimum ceiling and the maximum rainfall observed at each airport were also significant to this determination
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Economia

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