Efeitos das diversificação e da experiência do franqueado na expansão de suas lojas: evidências do varejo de vestuário e calçados

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Barros, Henrique Machado
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo busca analisar o impacto da diversificação do franqueado e da sua experiência prévia em negócios na quantidade de lojas franqueadas que ele possui, e assim contribuir para a literatura sobre o setor de franquias. A pesquisa foi desenvolvida através do estudo de setenta e um franqueados de cinco franqueadores nacionais, totalizando cento e noventa e cinco franquias, atuantes nos segmentos: vestuário feminino, vestuário unissex e calçados femininos. A análise empírica foi executada através do Método dos Mínimos Quadrados Ordinários, do Modelo Tobit e do Modelo de Regressão de Poisson em três modelos diferentes. Utilizaram-se os resultados do Modelo de Regressão de Poisson dado a natureza da variável dependente, positiva e não negativa, que apresentam evidências que a diversificação do franqueado, através da abertura de unidades franqueadas de diferentes marcas, influencia positivamente a quantidade de unidades que ele possui. Ainda, o modelo apresenta evidências que a experiência do franqueado, medida pela quantidade de anos dele atuando como empreendedor, está positivamente relacionada com sua expansão. Além disso, os resultados indicam que o franqueado atua regionalmente através de unidades franqueadas na mesma cidade, sugerindo que ele busca minimizar seus custos de coordenação ao diversificar.

Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Azedo, Paulo Furquim De
Área do Conhecimento CNPQ
Citação