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Type: Dissertação
Title: Escolas de ensino médio profissionalizante no Ceará: uma análise de desempenho acadêmico
Authors: Pannuti, Silvia Viana
Examination board: Moita, Rodrigo Menon Simões
Advisor: Andrade, Eduardo de Carvalho
Publication Date: 2014
Original Abstract: O objetivo desta dissertação é avaliar o programa de ensino médio profissionalizante em tempo integral desenvolvido no Estado do Ceará, do ponto de vista de desempenho acadêmico dos alunos. Através das metodologias de regressão com dados em painel de dois períodos e pareamento foi comparada a variação no desempenho em testes padronizados de língua portuguesa e matemática dos alunos que frequentaram escolas regulares e dos alunos que frequentaram as escolas profissionalizantes em tempo integral. A comparação foi feita entre o 9o ano do ensino fundamental e 3o ano do ensino médio. Os resultados sugerem que, em geral, os alunos que frequentaram as escolas profissionalizantes tiveram variação superior no desempenho. No entanto, na presença da variável de controle relacionada aos pares o efeito do tipo de escola se altera, possivelmente devido a um problema de endogeneidade na variável utilizada para mensurar as características dos pares.
Keywords in original language : Educação
Escolas profissionalizantes
Tempo integral
Ceará
Education
Vocational schools
Full-time schools
Abstract: The presente study aims to evaluate the academic performance achieved by public school students who took part in an educational programme developed by the State of Ceará, related to full-time vocational education. The evolution in scores in standardized portuguese and mathematics tests was evaluated using two different methods: two-period panel data analysis and matching. The treated group was composed by students who attended the fulltime vocational schools and the control group attended regular schools. The time frame of the study was from 2008 (when students were in the last year of middle school) to 2011 (last year of high school). Results suggest that the students who attended full-time vocational schools present a better performance compared to students from regular schools, measured by the evolution in scores. However, when a control variable related to peer effects is included in the model the results change, probably due to an endogeneity problem in the variable used to measure the peer effects.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

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