Agências de viagem e grupos estratégicos: uma análise de classes latentes

Imagem de Miniatura

Autores

Fernandes, Paulo Cesar

Orientador

Madalozzo, Regina Carla

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Dissertação

Data

2013

Unidades Organizacionais

Resumo

Os avanços das Comunicações e da Tecnologia da Informação têm acrescentado desafios à cadeia composta por companhias aéreas, sistema de distribuição global e agências de viagens, inicialmente considerada bastante estável. Agências de viagem tradicionais, especialmente no Brasil, vêm enfrentando enormes desafios: não só as companhias aéreas têm cortado comissões como também vêm tentando reduzir os seus custos de distribuição, vendendo diretamente seus produtos através dos seus portais e buscando a desintermediação das vendas. Este movimento impacta diretamente os Sistemas Globais de Distribuição e consequentemente, as próprias agências de viagem, cuja receita vem parcialmente de incentivos fornecidos pelos GDS, criando assim um ciclo recursivo. Este estudo avalia a existência de grupos estratégicos no mercado brasileiro composto por agências de viagens com o objetivo de elaborar sobre como estas interagem com os GDS’s e com as outras agências de viagens para manter e desenvolver a sua posição no mercado. O termo “grupo estratégico” neste contexto está ligado a grupos que tendem a se comportar de maneira semelhante, principalmente quando ocorre uma mudança no ambiente de negócios. O Modelo de Classes Latentes foi aplicado a uma amostra de 4.288 pontos de venda de agências de viagem localizadas em território brasileiro. Este método de agrupamento permitiu a classificação das agências de viagens em subgrupos com base em variáveis observáveis, tais como número de reservas aéreas e cancelamentos realizados por cada ponto de venda. Os resultados do estudo apontam para a presença de grupos que se comportam de forma semelhante em seu relacionamento com GDS’s e com outras agências de viagens e não parecem estar alinhados com especulações a respeito do fim das agências de viagens.

Palavras-chave

Grupos Estratégicos; Classes Latentes; Agências de Viagem; Strategic Groups; Latent Classes; Travel Agency

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Canton, Antonia Marisa

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por