Chatbot de Educação Financeira

N/D

Autores

Gomes, Arthur Motta Pereira
Santos, Fernando Vieira dos
Miné, Gabriel Zahar
Andrade, Leonardo da França Moura de
Ramella Junior, Sergio Eduardo

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2024

Unidades Organizacionais

Resumo

Este projeto de conclusão de curso tem como objetivo aprimorar o chatbot de Educação Financeira da B3, uma ferramenta desenvolvida para auxiliar investidores por meio de conteúdos exclusivos da B3 e da CVM. O projeto inclui a criação de mockups das telas do aplicativo, a elaboração de recomendações de layout e funcionalidades para melhorar a experiência do usuário, além da prototipagem dessas melhorias em um ambiente de programação. Todas essas etapas foram realizadas com propriedade, por meio de um protótipo implementado e validado seguindo a metodologia ágil, com entregas estruturadas em Sprints. O foco foi validar continuamente a experiência e as funcionalidades propostas, com a coleta de feedback constante do cliente para ajustar o produto às suas necessidades e expectativas. As soluções apresentadas visam não apenas otimizar a interação dos usuários com o chatbot, mas também assegurar que a B3 continue inovando no campo da educação financeira, oferecendo uma experiência mais intuitiva e personalizada. Foram realizadas análises iniciais detalhadas, definições abrangentes de escopo e arquitetura do projeto, além da codificação completa do sistema, com foco em oferecer uma experiência rica e personalizada aos usuários. Todo o desenvolvimento foi orientado para garantir uma interação intuitiva e eficiente com o chatbot, reafirmando o compromisso da B3 com a inovação em educação financeira.

This graduation project aims to enhance the B3 Financial Education chatbot, a tool developed to support investors through exclusive content from B3 and CVM. The project includes creating mockups for the app screens, developing layout recommendations, and adding functionalities to improve the user experience, as well as prototyping these improvements in a programming environment. All these stages were completed effectively through an implemented and validated prototype, following the agile methodology with structured Sprint-based deliveries. The focus was to continuously validate the proposed experience and functionalities, collecting constant client feedback to adapt the product to their needs and expectations. The solutions presented aim not only to optimize user interaction with the chatbot but also to ensure that B3 continues to innovate in financial education, offering a more intuitive and personalized experience. Detailed initial analyses, comprehensive project scope and architecture definitions, and complete system coding were carried out, focusing on providing a rich and personalized experience for users. The entire development process was guided to ensure an intuitive and efficient interaction with the chatbot, reaffirming B3's commitment to innovation in financial education.

Palavras-chave

Educação Financeira; chatbot; Prototipagem; Experiência do Usuário; B3; Financial Education; Prototyping; User Experience

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Idioma

Português

Notas

Projeto realizado para a empresa B3

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

ENGENHARIAS

CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO

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