Determinantes para a implementação da faixa azul em São Paulo: uma análise das características viárias e políticas públicas
Autores
Augusto, Mariah da Silva Gomes
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2025
Resumo
O presente trabalho busca identificar os principais fatores que determinaram a escolha das vias para a implementação da Faixa Azul na cidade de São Paulo. Embora a Faixa Azul tenha como objetivo melhorar o fluxo e a segurança para motociclistas, os critérios para a seleção das vias onde foi implementada ainda são pouco claros, representando uma lacuna na literatura e na prática de políticas públicas. À medida que outros estados brasileiros começam a considerar a adoção dessa política, compreender os motivos de escolha das vias pode ajudar a maximizar sua eficiência, garantindo que as intervenções sejam realizadas nas áreas mais adequadas. Este estudo utiliza uma abordagem descritiva para analisar as características estruturais das vias, considerando variáveis como o tipo de via, número de faixas, limite de velocidade, extensão dos trechos, quantidade de intersecções e registros de sinistros. A análise empírica indica a priorização de trechos com maior complexidade viária e estrutura mais robusta, em detrimento da sinistralidade, demonstrando uma distância entre os critérios técnicos aplicados e os objetivos iniciais da política.
This study aims to identify the main factors that influenced the selection of roads for the implementation of exclusive motorcycle lanes, known as Faixa Azul, in São Paulo. While the Faixa Azul is designed to improve traffic flow and safety for motorcyclists, the criteria for selecting the roads where it was implemented remain unclear, representing a gap in both the literature and public policy practice. As other Brazilian states consider adopting this policy, understanding the reasons behind the road selection can help maximize its efficiency, ensuring interventions take place in the most appropriate areas. This study adopts a descriptive approach to analyze the structural characteristics of the roads, considering variables such as road type, number of lanes, speed limit, segment length, number of intersections, and accident records. The empirical analysis indicates a prioritization of roads with greater structural complexity and capacity, rather than those with higher accident rates, revealing a disconnect between the technical criteria applied and the original objectives of the policy.
This study aims to identify the main factors that influenced the selection of roads for the implementation of exclusive motorcycle lanes, known as Faixa Azul, in São Paulo. While the Faixa Azul is designed to improve traffic flow and safety for motorcyclists, the criteria for selecting the roads where it was implemented remain unclear, representing a gap in both the literature and public policy practice. As other Brazilian states consider adopting this policy, understanding the reasons behind the road selection can help maximize its efficiency, ensuring interventions take place in the most appropriate areas. This study adopts a descriptive approach to analyze the structural characteristics of the roads, considering variables such as road type, number of lanes, speed limit, segment length, number of intersections, and accident records. The empirical analysis indicates a prioritization of roads with greater structural complexity and capacity, rather than those with higher accident rates, revealing a disconnect between the technical criteria applied and the original objectives of the policy.
Palavras-chave
Faixa Azul; Mobilidade urbana; Políticas públicas; São Paulo; Trânsito de motociclistas; Planejamento viário; Exclusive Motorcycle Lane; Urban Mobility; Public Policies; motorcyclist traffic; road planning
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Teixeira, Adriano Dutra
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
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