Programa Avançado em Gestão Pública

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3258

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A gestão das políticas docentes pelos sistemas educacionais brasileiros: estado da arte e propostas para o futuro.
    (2021) Cordeiro, Daniel Ramos
    A pandemia do novo coronavírus, que teve início em 2020, comprometeu de forma substantiva a oferta educacional em diversos países e o impacto nos resultados de aprendizagem dos estudantes da educação básica foram substantivos. Procurando contribuir com o aprimoramento das políticas docentes e contextualizando seu papel na retomada das trajetórias de aprendizagem dos estudantes brasileiros, o presente trabalho sistematiza evidências encontradas na literatura sobre a profissão docente, desde a atratividade para a carreira até os processos de avaliação e desenvolvimento profissional dos docentes em exercício. A partir da sistematização, o cenário brasileiro nos diferentes tópicos tratados é confrontado com os achados e boas práticas de outros sistemas de ensino. Por fim, é apresentado um estudo de caso sobre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e as suas propostas de mudança e aprimoramento da profissão docente em busca de maior eficácia dos professores em sala de aula.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Suicídio de Policiais Militares do Estado de São Paulo
    (2020) Reis, Guilherme Soto
    Dia 01 de Maio de 2020, por volta de 08h30, uma policial militar cometeu suicídio logo após praticar homicídio contra seu filho de 9 meses. Dia 03 de Maio de 2020, por volta de 04h30, um oficial da PMESP foi localizado em seu apartamento com um disparo em sua cabeça. Dia 14 de maio, um policial militar adentrou o comércio onde trabalhava sua ex-esposa, atirou na mesma e se suicidou. Dia 26 de maio, um policial militar, com menos de 3 anos de profissão, cometeu suicídio com disparo de arma de fogo na cabeça, em sua residência. O suicídio no Brasil vem crescendo e, na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), em taxas alarmantes de três a cinco vezes maiores do que o restante da população. A proposta deste trabalho é analisar o suicídio como fenômeno coletivo, buscando os fatores relacionados à diferença do número de suicídios de policiais no Estado de São Paulo e do restante da população, e uma análise das medidas de controle internas adotadas pela corporação. Será feita uma revisão, por meio de entrevistas e análise de dados estatísticos, do histórico de tais medidas de controle internas. Espera-se assim, verificar a eficácia de tais medidas, se estas podem ser aprimoradas e se outras podem ser adotadas, direcionando tais medidas aos principais fatores de risco identificados.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Avaliação da Fase I da Implementação do Empreendimento Asdrúbal do Nascimento II: Projeto Piloto de Locação Social para a População em Situação de Rua no Município de São Paulo
    (2020) Lima, Júlia Carvalho Ferreira Barbosa
    Este trabalho analisa a primeira fase da implementação de um caso pioneiro o empreendimento Asdrúbal do Nascimento II / Edifício Mário de Andrade, o primeiro do tipo Locação Social destinado exclusivamente à população em situação de rua, inaugurado em fevereir o de 2019 , no centro da cidade de São Paulo O Programa Locação Social, coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação, é considerado uma solução habitacional de longo prazo com acesso definitivo à moradia, em que a pessoa paga um valor acessível de alu guel para morar em um imóvel público. A primeira fase da implantação consist iu no processo de seleção das pessoas a serem contempladas nas 34 unidades habitacionais do edifício Esse projeto piloto é intersecretarial, com atuação direta das Secretarias Municipais de Habitação , Direitos Humanos e Cidadania, Assistência e Desenvolvimento Social e Saúde e da Companhia Metropolitana de Habitação.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Avaliação da implementação do programa mais alfabetização: um olhar sobre a seleção e atuação dos assistentes nas escolas públicas do Paraná
    (2019) Assis, Cinthia Menezes de
    Recorrentemente políticas públicas são formuladas para operar de determinada forma, mas sua implementação não ocorre como esperado. Em um país descentralizado como o Brasil, políticas públicas formuladas no nível federal têm um grande desafio para garantir sua adequada implementação por estados e municípios. O objeto de análise nesse estudo é o Programa Mais Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC), lançado em 2018 com o objetivo de aumentar os índices de alfabetização dos alunos do ensino fundamental. Este estudo tem por objetivo identificar a qualidade da implementação do programa no estado do Paraná. Para tanto, foi desenvolvida a teoria da mudança que o programa se propôs, e realizada uma análise a respeito da seleção e do apoio pedagógico do assistente de alfabetização. Os recursos metodológicos utilizados para o levantamento de dados do estado do Paraná fundamentaram-se nos elementos da teoria da mudança e em pesquisa com coordenadores pedagógicos, diretores das escolas, professores alfabetizadores, assistentes de alfabetização e técnicos das Secretarias Municipais de Educação. A principal contribuição deste estudo está em realizar uma investigação inicial sobre a seleção e atuação dos assistentes de alfabetização do programa, à luz das características apontadas pela literatura associadas a impactos positivos na aprendizagem dos estudantes. Como proposição final a este estudo, propõe-se sugestões de melhoria na governança de monitoramento e avaliação do Programa Mais Alfabetização, além de propor uma avaliação de implementação completa, de forma a observar os demais elementos da teoria de mudança.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Paraná
    (2020) Campos, Stael Borges
    Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma política pública de educação de âmbito nacional. Será analisada a execução da proposta de implementação realizada pelo estado do Paraná. Descreve-se a proposta de estratégia de implementação bem como sua execução realizada pelo estado durante a vigência do programa. São observados os pontos que representam as forças e fraquezas no âmbito de um regime de colaboração. Este trabalho quer ilustrar a importância de ampliar ações em regime de colaboração para o setor de educação pública, bem como apresentar critérios e eixos norteadores que podem ser considerados ao definir essa forma como a governança a ser adotada. Estimula-se também reflexões sobre os objetivos que busca-se alcançar, e oferece-se ao final uma proposta de ferramenta diagnóstica para verificar se os critérios de um regime de colaboração conseguiram ser alcançados.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A seleção de diretores escolares e a busca por uma educação pública de qualidade: um estudo de caso sobre as mudanças realizadas no município de sobral
    (2020) Dourado, Caroline Berlese Mello
    Este estudo busca analisar como se deu a transição no formato de seleção de diretores escolares no município de Sobral, bem como entender qual o formato atual e qual a contribuição dessa mudança para o sucesso nos resultados educacionais atingidos pelo município. Foi adotada a metodologia de pesquisa bibliográfica e de pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade com roteiros semiestruturados. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o que são resultados educacionais, sobre os formatos de seleção de diretores escolares utilizados no Brasil e sobre o macroambiente e as dinâmicas de poder que compõe esse contexto. Os principais resultados indicam que o formato de seleção por si só não é capaz de ter um impacto significativo nos resultados educacionais, mas que se for utilizado um processo de escolha que preze por competências técnicas e por habilidades essenciais à execução da função em conjunto com outras medidas, é possível ter um avanço expressivo no nível de aprendizagem dos estudantes. Deste modo, o presente estudo contribui para que o ministério da educação, as redes estaduais e municipais de ensino público e demais atores envolvidos possam refletir sobre a importância do papel do diretor escolar e sobre a necessidade de se estabelecer políticas adequadas para que o diretor consiga potencializar o espaço escolar como um ambiente capaz de desenvolver e estimular as capacidades cognitivas e sociais dos estudantes.