Mestrado Profissional em Economia
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Dissertação O impacto da sindicalização nos salários no Brasil no século XXI(2013) Santos, Marina MacielO objetivo desta dissertação é avaliar a evolução do impacto da sindicalização sobre os salários ao longo do tempo no Brasil, ou seja, se trabalhadores filiados aos sindicatos de suas categorias têm, em média, salários maiores que os não-filiados, controlando pelas demais características dos trabalhadores. Para tal, vamos comparar uma amostra de trabalhadores sindicalizados com uma, de características semelhantes, de não-sindicalizados para os anos de 1995, 1997, 2001, 2005 e 2009. Utilizamos modelos de regressão e de propensity score matching. Os resultados mostram que um trabalhador é melhor remunerado pelo fato de ser filiado a um sindicato. Porém o impacto da sindicalização vem diminuindo ao longo dos anosDissertação Entrada de empresas aéreas brasileiras em mercados domésticos competitivos(2013) Américo, André MercadanteA indústria do transporte aéreo, caracterizada por sua elevada competitividade e por sua importância econômica no desenvolvimento das diversas regiões do país, é objeto de interesse não apenas das empresas que provêem este serviço, mas também dos usuários e entidades que se beneficiam da presença destes. Os determinantes da entrada das diferentes empresas aéreas domésticas nos mercados definem a capilaridade e abrangência do transporte aéreo no país. A compreensão destes determinantes, diante das características inerentes dos mercados e do comportamento competitivo das demais empresas aéreas, são os objetos de estudo deste trabalho. Utiliza-se um modelo econométrico de escolha discreta (probit) para as análises, sempre mantendo o foco no sentido econômico das variáveis e nas especificidades do setor.Dissertação Impactos econômicos dos megaeventos: uma abordagem econométrica(2011) Junqueira, Luiz Alberto RochaEste trabalho objetiva verificar a existência da relação entre ser sede de um Mega-Evento e a variação positiva do Produto Interno Bruto de um país. Serão considerados Megaeventos a Copa do Mundo da FIFA e os Jogos Olímpicos. Este trabalho tem como motivação trazer embasamento econométrico às declarações dando conta que ao se realizar estes dois grandes eventos esportivos, o país sofrerá um impacto benéfico em sua economia. A hipótese central deste trabalho será baseada na tese de que para se promover os Megaeventos serão necessários investimentos públicos e principalmente privados substanciais em infra-estrutura e serviços, que criarão condições para o país se modernizar ainda mais, culminando na melhoria das condições para toda a população, não só aquelas mais próximas dos centros que atenderão aos jogos, resultando numa modificação no padrão de crescimento histórico (de 1900 a 2008) de países que organizaram os Megaeventos, analisando-se a tendência de crescimento antes e depois do evento. Após estimações em POLS, Efeitos Aleatórios e Efeitos Fixos, mostra-se que para este caso Efeitos Aleatórios é o melhor estimador, porém não se consegue comprovar estatisticamente a hipótese central do estudo. Logo não se pode atestar que a realização de Jogos Olímpicos ou de Copa do Mundo de Futebol da FIFA traz um crescimento do PIB.Dissertação Uso do crédito : abordagem sobre consumos individuais(2014) Torquato, Jean Felipe N.O crédito pessoal possibilita antecipar um consumo futuro a seus tomadores, porém sua contratação apresenta elevados encargos aos consumidores. No presente trabalho, buscamos relacionar características individuais, incluindo o consumo feito por indivíduos em cartão de crédito num horizonte anterior, com a propensão a contratar empréstimo, ou seja, se o indivíduo contratará crédito pessoal e quanto contratará. As características pessoais, dentre elas renda, idade, escolaridade e quantidade de dependentes explicam a necessidade de tomar crédito pessoal. As variáveis de consumo de cartão de crédito também ajudam a explicar a tomada de crédito quando quebradas em dois grupos: gastos recorrentes e gastos não recorrentes.Dissertação Impacto das importações chinesas na produtividade setorial no Brasil(2014) Buccini, Evandro GambraO objetivo deste trabalho é estimar os impactos das importações da China sobre a produtividade setorial no Brasil. Diversos trabalhos mostram que a produtividade no país é baixa e está crescendo ainda mais lentamente nos últimos anos. A literatura internacional, com foco principalmente na análise de países desenvolvidos, mostra os efeitos positivos da abertura comercial sobre a produtividade. Utilizando dados setoriais da indústria e de comércio internacional, encontramos resultados diferentes e em linha com outros estudos de países em desenvolvimento. Um aumento de dez pontos percentuais na participação das importações chinesas em relação às importações totais gera uma queda de 5,7% na produtividade total dos fatores setorial em cinco anos.Dissertação Impacto das notas do 9o ano do Ensino Fundamental sobre a proficiência do 3o ano do Ensino Médio(2017) Mizutani, Kelly MidoriEste trabalho avalia a existência de relação entre as notas obtidas na avaliação do SAEB nos anos finais do Ensino Fundamental (9o ano) com as notas obtidas no Ensino Médio (3o ano), por meio da metodologia de pseudo-painéis, agregados por estado e ano de realização das avaliações, para escolas públicas. A preocupação principal é verificar se as melhorias obtidas nos anos iniciais de ensino seriam transmitidas em efeitos de ondas para as séries mais avançadas ou se os ganhos obtidos estariam sendo perdidos ao longo do tempo. Os resultados indicaram coeficientes significativos e positivos para a variável referente a nota do 9o ano do Ensino Fundamental. Na disciplina de matemática, o aumento de 10% na nota do Ensino Fundamental resulta em aumentos médios de 5,57% na nota do Ensino Médio. Já para a disciplina de língua portuguesa, observa-se que um aumento de 10% na nota do 9o ano contribui em média com um aumento de 4,53% no 3o ano do Ensino Médio. Verifica-se assim que os ganhos em educação obtidos nas séries inicias estão sendo transmitidos ao longo do tempo.Dissertação Avaliando a qualidade do ensino médio na rede pública em relação à das escolas privadas na cidade de São Paulo(2018) Koide, Claudine IchitaniEste estudo mede a diferença em notas médias de estudantes de escolas públicas e particulares na cidade de São Paulo. Foram selecionadas apenas escolas particulares cuja mensalidade fosse similar ao investimento médio por aluno de escola pública, com o intuito de melhorar a comparabilidade entre os dois grupos. Usando microdados do Enem, um teste padronizado aplicado em larga escala no terceiro ano do ensino médio, primeiro estimamos a probabilidade de se estudar em escolas particulares ou públicas com base nas características individuais do aluno e da família, como idade, gênero, raça, escolaridade da mãe, renda familiar e indicadores socioeconômicos. Em seguida, comparamos as notas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas usando três métodos diferentes de pareamento. A metodologia usada como base neste estudo é o pareamento por escore de propensão, um método bastante utilizado para comparar grupos distintos. O grupo de tratamento foi associado aos alunos de escolas particulares, e o grupo de controle aos alunos de escolas públicas. As diferenças em notas foram estimadas como efeito médio do tratamento sobre os tratados (ATT). As notas dos alunos de escolas particulares não foram significativamente diferentes das notas dos alunos de escolas públicas em nenhuma das provas. Com o propósito de validar os resultados obtidos, utilizamos outros dois métodos de pareamento: o por distância de Mahalanobis e o coarsened exact matching (CEM). Utilizando estimadores de pareamento por distância de Mahalanobis, alunos de escolas particulares obtiveram notas superiores em ciências da natureza em 1,2% acima da nota média de controle. Pelo método CEM, alunos de escolas particulares apresentaram notas maiores em ciências da natureza e matemática ao nível de significância de 1%, mas as diferenças foram de apenas 1,3% e 1,2% sobre as notas médias de controle, respectivamente. Estes resultados modestos indicam que o tipo de rede em si não aparenta diferenciar de forma significativa o desempenho dos alunos, controlando pela renda e por outras covariadas individuais e familiares.Dissertação Qualidade do capital humano e diferenças na renda agregada: decomposição do produto per capita para os estados brasileiros.(2016) Santos, Guilherme Ribeiro DosRealizamos uma decomposição das diferenças de produto per capita entre os Estados brasileiros, tendo como objetivo investigar em que medida o capital humano é capaz de explicar as diferenças de produto per capita entre estes. Para isto, construímos uma medida de capital humano baseada nos anos de estudos médios e também no nível de proficiência em exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) correspondente a forca de trabalho cada estado obtendo-se assim uma medida de capital humano ajustada por qualidade. Encontramos que até 26,1% das diferenças de produto per capita entre os estados podem ser explicadas por diferenças de capital humano. Concluímos também que até 22,8% das diferenças de produto per capita entre os estados podem ser explicadas pelas variações nos anos de estudo da força de trabalho. Por fim, nosso estudo também mostrou que as variações na proficiência nos exames de escolaridade são responsáveis por 3,3% das diferenças de produto per capita.Dissertação Avaliação de impacto de um programa de crédito para inovação no Brasil(2016) Morita, Daniel MiorandoO objetivo deste trabalho é estimar o efeito da política de crédito subsidiado à inovação, operada pela FINEP no período de 2004 a 2014 sobre as empresas que acessaram essa política utilizando uma amostra de empresas de capital aberto. O trabalho procura avaliar se existe impacto positivo do crédito subsidiado à Inovação sobre o desempenho de mercado das empresas apoiadas, representado pela variação de seus EBITDAs em relação ao período inicial. A metodologia adotada combina pareamento via Propensity Score Matching (PSM) e estimativa pelo método de Diferenças-em-Diferenças. Os resultados mostram que não existe diferenciação estatisticamente relevante entre as empresas que acessaram o instrumento e as que não o fizeram.Dissertação Aplicação de metodologia de dados em painel em modelos de Behaviour Score do varejo(2006) Silva, Edson Roberto DaEsta dissertação aplica empiricamente a metodologia econométrica logito em painel com efeitos fixos em um modelo de behaviour score de varejo. Modelos desta natureza objetivam prever a inadimplência do consumidor em uma certa data através da utilização de informações contemporâneas ou passadas. A conclusão do trabalho é que a metodologia proposta não traz ganhos em relação à regressão logito modelada em cross-section, que é a técnica usualmente utilizada no mercado financeiro.
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