Impacto das notas do 9o ano do Ensino Fundamental sobre a proficiência do 3o ano do Ensino Médio

Imagem de Miniatura

Autores

Mizutani, Kelly Midori

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Dissertação

Data

2017

Unidades Organizacionais

Resumo

Este trabalho avalia a existência de relação entre as notas obtidas na avaliação do SAEB nos anos finais do Ensino Fundamental (9o ano) com as notas obtidas no Ensino Médio (3o ano), por meio da metodologia de pseudo-painéis, agregados por estado e ano de realização das avaliações, para escolas públicas. A preocupação principal é verificar se as melhorias obtidas nos anos iniciais de ensino seriam transmitidas em efeitos de ondas para as séries mais avançadas ou se os ganhos obtidos estariam sendo perdidos ao longo do tempo. Os resultados indicaram coeficientes significativos e positivos para a variável referente a nota do 9o ano do Ensino Fundamental. Na disciplina de matemática, o aumento de 10% na nota do Ensino Fundamental resulta em aumentos médios de 5,57% na nota do Ensino Médio. Já para a disciplina de língua portuguesa, observa-se que um aumento de 10% na nota do 9o ano contribui em média com um aumento de 4,53% no 3o ano do Ensino Médio. Verifica-se assim que os ganhos em educação obtidos nas séries inicias estão sendo transmitidos ao longo do tempo.

Palavras-chave

avaliação do SAEB, Ensino Médio, pseudo-painéis

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Fernandes, Reynaldo

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por