Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2280
Type: Dissertação
Title: Impacto das notas do 9o ano do Ensino Fundamental sobre a proficiência do 3o ano do Ensino Médio
Authors: Mizutani, Kelly Midori
Examination board: Souza, Eduardo Correia de
Fernandes, Reynaldo
Advisor: Menezes Filho, Naercio Aquino
Publication Date: 2017
Original Abstract: Este trabalho avalia a existência de relação entre as notas obtidas na avaliação do SAEB nos anos finais do Ensino Fundamental (9o ano) com as notas obtidas no Ensino Médio (3o ano), por meio da metodologia de pseudo-painéis, agregados por estado e ano de realização das avaliações, para escolas públicas. A preocupação principal é verificar se as melhorias obtidas nos anos iniciais de ensino seriam transmitidas em efeitos de ondas para as séries mais avançadas ou se os ganhos obtidos estariam sendo perdidos ao longo do tempo. Os resultados indicaram coeficientes significativos e positivos para a variável referente a nota do 9o ano do Ensino Fundamental. Na disciplina de matemática, o aumento de 10% na nota do Ensino Fundamental resulta em aumentos médios de 5,57% na nota do Ensino Médio. Já para a disciplina de língua portuguesa, observa-se que um aumento de 10% na nota do 9o ano contribui em média com um aumento de 4,53% no 3o ano do Ensino Médio. Verifica-se assim que os ganhos em educação obtidos nas séries inicias estão sendo transmitidos ao longo do tempo.
Keywords in original language : avaliação do SAEB, Ensino Médio, pseudo-painéis
Abstract: This work evaluates the existence of a relationship between the scores obtained in the SAEB evaluation in the final years of Elementary School (9th grade) and the grades obtained in High School (3rd year), using pseudo-panel methodology, aggregated by state and year of the evaluations, for public schools. The main concern is to check if the improvements obtained in the initial years of school would be transmitted in wave effects for the more advanced series or if the gains obtained would be lost over time. The results indicated significant and positive coefficients for the variable referring to the 9th grade’s score. For mathematics, 10% increase in Elementary School score results in average increases of 5.57% in the High School score. As for Portuguese language, it is observed that a 10% increase in the of 9th grade’s score contributes on average with a 4.53% increase in the 3rd year’s score. It is thus verified that the gains in education obtained in the initial series are being transmitted over time.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELLY MIDORI MIZUTANI_Trabalho.pdf468.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.