Graduação em Economia

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise dos ecossistemas de inovação e startups aceleradas do nordeste
    (2021) Watanabe, Fernando Paschoaleto
    Nos últimos anos, a popularidade das startups vem crescendo, principalmente entre os jovens. Segundo a pesquisa da empresa de recrutamento Cia de Talentos, 50% dos jovens entre 17 e 26 anos sonham em abrir o próprio negócio. Segundo essa mesma pesquisa, as 3 principais razões para se querer trabalhar em uma startup são propósito, autonomia e flexibilidade. Na sua essência, startups são empresas jovens com um modelo de negócio escalonável, e inseridas em um cenário de completa incerteza, e são cada vez mais responsáveis pela inovação e tecnologia dentro da economia. Assim como no ambiente internacional, nos últimos 5 anos aconteceu um boom de criação de startups no Brasil, chegando a cerca de 12 mil ao fim de 2019. O maior número de startups está localizada nos estados de São Paulo (41%) e Rio de Janeiro (9,7%), no entanto, apesar da falta de investimento, a região que mais cresceu desde 2013 foi o Nordeste, que hoje conta com 577 startups ativas segundo dados da Abstartups. Assim, nesse presente estudo será realizado um mapeamento do perfil dos ecossistemas de startups nordestinos e também uma análise de startups nordestinas que passaram por processo de aceleração com o intuito de entender como vem ocorrendo o desenvolvimento desse tipo de negócio no Nordeste.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Agronegócio: tendências globais e ecossistema de inovação no Brasil
    (2020) Licht, Patrick Wainer
    A dieta do futuro é uma incógnita, assim como os métodos de produção e matérias primas a serem utilizadas em larga escala para suprir a demanda advinda do crescimento populacional. Atrelado a isso, fica implícito a responsabilidade do setor agropecuário no desenvolvimento sustentável dos objetivos mundiais da ONU para 2030. O Brasil, por sua vez, tem um papel relevante nessas questões, dado que é um dos maiores produtores globais de diversos produtos do agronegócio. Adereçando os desafios da produção agropecuária, o advento da agricultura 4.0 corrobora para o desenvolvimento de novas práticas e produtos mais sustentáveis, holisticamente falando, que contribuam para um maior nível de produtividade e qualidade dos alimentos somado a manutenção ambiental. Dentre as inovações que se dedicam a produção dos alimentos em si, o presente estudo selecionou algumas de acordo com a revisão bibliográfica feita, são elas: plant based meat, cell based meat, modificação genética, hidroponia e fazenda vertical, cultivo de algas e insetos e por fim, agronegócio em deserto e oceano. Nesse contexto, o EMPRAPA em conjunto com a SP Ventures e a consultoria Homo Ludens mapeou o universo de startups do agronegócio brasileiro em 2019, listando 1125 startups. Dito isto, esta monografia cruzou dados do mapeamento da EMBRAPA com as tendências tecnológicas agrícolas, e identificou que apenas 2% se dedica a produção de alimentos inovadores. Tal resultado é revelador para o nicho em questão e de modo geral, indica que pouco tem sido feito para o desenvolvimento do mesmo, tanto no mundo real quanto na academia, o que representa uma ameaça para o Brasil e uma oportunidade para empreendedores.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O modelo de negócio de FinTechs em 2019
    (2019) Ferreira, Arthur Gustavo dos Santos
    FinTech surgiu da junção das palavras Financeiro e Tecnologia, é um startup que trabalha com inovação e otimização de serviços do setor financeiro. A rápida introdução do produto no mercado, a coleta de feedback e o aprimoramento do produto, voltado para o que o consumidor deseja, eleva a probabilidade de sucesso do produto. Este estudo tem como objetivo analisar a evolução do modelo de negócio das FinTechs no Brasil, além, de realizar uma comparação com os tradicionais bancos que dominavam este setor até alguns anos atrás. Este projeto foi baseado na metodologia de estudo de caso de Yin (2010), dividido entre revisão de literatura, análise documental e organização do caso, focado na comparação entre o modelo de negócio de FinTechs e Bancos.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Empreendedorismo na área da saúde: um estudo sobre o modelo de negócios do Dr. Consulta
    (2019) Miasiro, Thaís Hatsumi
    Este estudo tem como objetivo analisar o empreendedorismo na área da saúde no Brasil. Por meio de uma análise prévia de como esse setor é estruturado, pretende-se encontrar possíveis oportunidades de melhora e de novos empreendimentos. Além disso, através da condução de um Estudo de Caso do Dr. Consulta, procura-se entender como os novos negócios na área da saúde estão encontrando espaço no contexto atual, quais fatores estão sendo importantes para eles terem sucesso ou não e quais estratégias estão sendo usadas no seu modelo de negócios. É essencial saber evidenciar os pontos fortes dos novos negócios e as suas limitações com o intuito de aprender com eles.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes para o fomento do empreendedorismo, um estudo de caso comparativo entre Brasil e Israel
    (2014) DANTAS, Helder dos Santos
    Israel éum país extremamente empreendedor, uma verdadeira potência mundial quando se trata de inovação e tecnologia. De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), em menos de 70 anos, o país alcançou o 20º maior PIB per capita dentre mais de 180 economias analisadas. Tamanho desempenho econômico através essencialmente da atividade empreendedora é motivo de muita especulação e estudo acerca de explicações por trás desse fenômeno. O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar em que contexto se deu o fomento dos ecossistemas empreendedores israelense e brasileiro, através de uma análise comparativa que possa fornecer um referencial na compreensão das principais diferenças e variáveis de fomento ao empreendedorismo entre os dois países. Através de análise de dados em conjunto a uma pesquisa conduzida com agentes brasileiros e israelenses ligados a atividade empreendedora, a presente pesquisa pode ser caracterizada como um estudo quantitativo e qualitativo, de caráter exploratório, orientada à descoberta e, portanto, não tem como propósito testar hipóteses.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelo de desenvolvimento de startups em setores tradicionais: um estudo de caso sobre a Maria Brigadeiro
    (2015) Takaki, Laís Artuso
    Para Blank e Dorf (2012), uma startup é uma organização temporária em busca de um modelo de negócio escalável, repetível e lucrativo. O termo vem sendo utilizado e aplicado, quase que exclusivamente, para designar negócios nascentes inovadores de tecnologia. Além disso, mais de 75% das startups falham em seu primeiro ano de vida, uma taxa muito superior aos setores tradicionais. Neste contexto, esta monografia visa estudar a aplicação dos conceitos aplicados em startups de tecnologia em setores tradicionais. Para isso, são apresentados os principais referenciais teóricos no tema a partir dos livro The Startup Owner’s Manuel (Steve Blank & Bob Dorf), The Lean Startup (Eric Ries) e Business Model Generation (Alex Osterwalder & Yves Pigneur). Para se aproximar do aspecto prático, será feito um estudo de caso sobre o modelo de negócio e motivações por trás da criação da Maria Brigadeiro, primeira brigaderia gourmet do Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A indústria de venture capital no Brasil
    (2009) Moraes, Maria Beatriz Oliveira
    Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca da indústria de Venture Capital no Brasil, buscando apresentar suas principais características e tendências, e as principais iniciativas governamentais para o desenvolvimento da indústria de Venture Capital no Brasil. Para analisar a indústria Venture Capital, este trabalho conduz um estudo com as 49 organizações gestoras de Venture Capital que disponibilizaram dados sobre suas operações no Brasil. Os dados mostram uma indústria pequena, porém que apresenta oportunidades de investimento para suprir as deficiências do país em termos de infra-estrutura, tecnologia, etc.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aspectos éticos e econômicos das microfinanças
    (2009) Ring, Fernando
    Esse trabalho analisa o microcrédito como uma ferramenta de inclusão social sob o prisma da ética nas relações creditícias. O objetivo é desenvolver esse debate estudando um caso real da Microinvest, SCM ligada ao Itaú Unibanco.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O sistema de franquias no Brasil
    (2011) Malzone, Marco Albino
    O presente projeto de pesquisa tem como tema o sistema de franquias no Brasil. O termo “franquia” possui diversas origens, ilustrando como o histórico do sistema de franquias é vasto. São notáveis as diversas mudanças e adaptações pelas quais o sistema de franquias passou, não existindo, portanto, uma única origem. Um processo evolutivo culminou no que hoje é chamado de “franquia”, a partir de um conjunto de práticas que foram sendo adaptadas às necessidades da sociedade. O sistema de franquias é algo de suma importância para a sociedade de hoje, uma vez que permite, entre outras inúmeras vantagens, a expansão de uma marca já conceituada e o estímulo ao empreendedorismo. Para tanto, os contratos são uma parte fundamental para consolidar os laços entre franqueados e franqueadores, sendo que é a partir destes que é construída uma possível trajetória de sucesso. Existem diversas modalidades de franquias, sendo que a escolha desta deve estar alinhada à estratégia da empresa. Ainda, apesar das inúmeras vantagens que as franquias possuem, estas apresentam também desvantagens. Desta forma, fica claro que não existe uma solução única: O que existe é uma correta escolha do tipo de franquia e de um grande empenho ao negócio por parte do franqueado, garantindo assim a aquisição de vantagem competitiva para a empresa.