Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso O Papel das Instituições no Combate à Crise da Covid-19 no Vietnã(2022) Leal, Felipe de Paula AssisDentre as diversas maneiras como os países lidaram com os efeitos da pandemia da COVID-19, destacou-se o caso do Vietnã por seu relativo sucesso durante o ano de 2020. Para entender tal feito e aprender com o mesmo, faz-se necessário estudar o que fizeram as instituições vietnamitas e seus respectivos agentes para terem sido bem-sucedidos. O que se espera encontrar neste caso é uma relação entre instituições e organizações pautada em dois fatores, política pública eficaz e cooperação do público, que foram fundamentais no controle da crise sanitária. Para isso, é proposto um framework teórico institucionalista para entender a crise a partir de uma abordagem econômica, contextualizando-a em termos de interações entre atores e situações de ação. Sendo assim, este trabalho pretende mostrar o importante papel das instituições no planejamento e execução das medidas adotadas pelo país asiático ao lidar com o surto inicial do coronavírus.Trabalho de Conclusão de Curso Impacto das instituições no crescimento econômico de países latino-americanos (1990-2020)(2022) Cosim, Eduardo Rocha Dos SantosEste trabalho estabelece que a teoria neoclássica não é capaz de explicar, de maneira independente, o processo de crescimento econômico dos países. Assim, é necessário entender como aspectos menos palpáveis, como as instituições, afetam as dinâmicas de crescimento das nações. Desta maneira, este trabalho foca em estabelecer paralelos entre as instituições presentes na América Latina, e compará-las com as dos Estados Unidos. A análise é feita tanto de maneira literária, utilizando diversos momentos da história destas nações, principalmente o momento do estabelecimento das instituições no período colonial; quanto através de indicadores atuais que podem sinalizar esta discrepância da eficiência das instituições, e o consequente distanciamento do crescimento econômico da América Latina e dos Estados Unidos.Trabalho de Conclusão de Curso Níveis institucionais e desenvolvimento econômico: uma análise sobre instituições de movimentação de rápida e lenta(2020) Mercadante, João Marcos PacíficoO que faz um país como Burundi ter um Produto Interno Bruto per capita 185 vezes menor que o dos Estados Unidos? O ambiente institucional tem sido constantemente apontado como um dos fatores determinantes no desenvolvimento econômico de países. No entanto, para analisá-lo é necessário destrinchar a enorme quantidade de inter-relações entre as instituições, assim como os fatores externos que podem afetar a evolução de uma estrutura institucional específica. Este trabalho focará na separação entre instituições de movimentação rápida e lenta, conceito apresentado por Roland (2004) visando isolar impactos que instituições rápidas como, por exemplo, sistemas políticos, têm no desenvolvimento econômico quando controlado por instituições lentas que o englobam, como a cultura, as normas ou os costumes. Para isso, é possível utilizar uma aproximação para instituições lentas baseada na Taxa de Mortalidade de Colonizadores, apresentada por Acemoglu et al (2001), devido à hipótese de que colônias com maiores taxas de mortalidade conceberam instituições extrativas e, com isso, construíram uma sociedade desigual, permeada por normas e culturas embasadas em segregação e exploração. Assim, esse estudo confirmou a necessidade da utilização de variáveis que representem instituições lentas para analisar um choque nas instituições de movimentação rápida, de forma a modelar e entender a trajetória econômica de uma nação.Trabalho de Conclusão de Curso O impacto do fator cultural no desenvolvimento econômico(2020) Bottini, Gabriela AndrausUm dos assuntos mais estudados no âmbito da economia, o desenvolvimento econômico busca elencar fatores que expliquem a trajetória econômica divergente dos países. No entanto, apenas dados quantitativos empíricos não são capazes de fornecer o devido respaldo a esta questão, uma vez que existe grande influência da ação humana na forma com a qual as sociedades se organizam e reagem a estímulos. Dentre diversas características individuais, este estudo tem como objetivo entender como o fator cultural e as denominadas “restrições informais” podem afetar direta e indiretamente a formação e evolução das instituições, como estas podem ter impacto econômico e qual a explicação para a diferenciação da natureza deste impacto.Trabalho de Conclusão de Curso Crise econômica afeta mais fortemente países centrais que periféricos?(2017) Mateus, Raphael AnconaEstudo apresentado para a conclusão do curso de Ciência Econômicas, com a intenção de entender o comportamento de crises econômicas e seus diferentes impactos em países considerados centrais versus os considerados periféricos (do ponto de vista econômico), sujeitos a diferentes características históricas e diferentes importâncias na escala econômica mundial ao logo do tempo. Basicamente, países com elevados níveis de renda per capita e industrialização, além de fatores humanos e institucionais, serão considerados centrais, enquanto o oposto vale para os periféricos. Vale destacar que é importante a existência de diferenças entre eles, com a finalidade de fazer da análise a mais completa possível. Para tanto, países como Alemanha, EUA, França (Grupo 1 – Países Centrais), e Brasil, Canadá e Chile (Grupo 2 – Países Periféricos) terão o desempenho histórico-econômico narrado dentro do contexto dos anos 30, com o intuito de destacar trajetórias divergentes a partir de uma grande Crise já superada, e posteriormente terão o impacto medido a partir da crise mais recente de ordem global: a crise de 2008. Critérios de anatomia de crises financeiras, definidos por Francisco Palomanes, Kindleberger e Galbraith e a teoria institucional de Douglass North, bem como o estudo apresentado por Acemoglu e Robinson acerca do impacto das diferentes instituições na economia, em conjunto com os dados, serão de grande relevância para a conclusão do trabalho; saber, através da crise escolhida, se realmente é possível diferenciar e explicar os impactos de uma crise econômica, cruzando países centrais e periféricos.Trabalho de Conclusão de Curso Instituições políticas e seu impacto no desenvolvimento econômico de um país(2017) Chalela, Pedro AndreMuito se discute a respeito das diferentes instituições que compõem o quadro político de determinado país. No Brasil, especificamente, é recorrente ouvirmos falar de possíveis mudanças em algumas questões que tangem este tema. Todavia, em que direção deveria acontecer estas mudanças para que houvesse maior eficiência na governabilidade do país? Este estudo tem como objetivo analisar se realmente os fatores políticos de diferentes países geram qualquer impacto sobre o seu nível de crescimento. Para tal, foram utilizadas variáveis que medem os diferentes aspectos políticos de cada país, e outras para medir o seu nível de desenvolvimento. Desta forma, este estudo poderá colaborar com a atual literatura existente sobre o tema, fornecendo evidências se de fato existe algum impacto relevante sobre o desenvolvimento dos países em função de seu arcabouço político institucional, tal como entender quais variáveis políticas podem ser mais importantes para gerar um impacto positivo sobre tal nível de crescimento.Trabalho de Conclusão de Curso Os efeitos da educação e as instituições sobre o crescimento econômico(2017) Spricigo, Igor SilvaA educação é conhecida por ser um grande propulsor do desenvolvimento econômico. Ao educar, capacitar e recompensar os trabalhadores, a educação leva a um aumento na produtividade do país. Esse estudo verifica o impacto da educação e de variáveis institucionais no crescimento econômico e possui dois objetivos: (i) analisar quantitativamente o quanto a educação e as instituições impactam no crescimento econômico, e (ii) verificar como as variáveis relacionadas a educação e instituições interagem entre si no modelo. Para isso, são coletados resultados de relatórios internacionais (como o Relatório de Competividade Global), de modo a medir a qualidade da educação dos países, assim como a quantidade de estudo. Além disso são coletados dados relativos ao ambiente institucional de um país, como, abertura da economia, segurança dos direitos de propriedade e porcentagem de indivíduos com acesso à internet. Como medida de controle foi adicionada a proporção do investimento em relação ao PIB. Ao rodar 4 regressões via mínimos quadrados em 2 estágios foi possível constatar que a qualidade da educação realmente é um propulsor do desenvolvimento econômico, e que, dentre as variáveis presentes nesse estudo, foi a que mais impactou positivamente nesse crescimento.Trabalho de Conclusão de Curso Análise econômica do crime: A tomada de decisão do agente criminoso explicada pela teoria dos jogos e pelo aparato institucional(2016) Alves, Lucas Forganes e SilvaA criminalidade é um tópico que pode ser analisado por diversas áreas da ciência, dentre elas a econômica. Este estudo tem como objetivo aprimorar os modelos já existentes, criados a partir da teoria dos jogos, de análise do comportamento racional do agente criminoso, adaptando etapas do jogo sequencial a ser derivado e desen-volvido a fim de torná-lo mais coerente para análises de criminalidade em países com instituições consideradas “fracas”. Com os resultados obtidos via derivação algébrica, estabelece-se uma comparação com os resultados dos jogos propostos por demais autores, a fim de entender as consequências da inversão de etapas do jogo sequen-cial enfrentado por criminosos e autoridades legais, sendo esta a principal mudança na análise econômica do crime proposta pelo estudo.Trabalho de Conclusão de Curso Licenças de construção para empresas: uma abordagem jurídico-econômica do caso brasileiro(2016) Mello, Tomás Altero Gomes deO estudo aqui apresentado visa analisar a deficiência do sistema de licenças para realização de empreendimentos concedidas para empresas no Brasil. A partir do ponto de vista institucional econômico-jurídico, pretende-se descobrir o que pode ser melhorado em tal sistema através da observação a fundo dos trâmites que causam a demora, assim como da comparação com casos no exterior.Trabalho de Conclusão de Curso A visão dos clássicos do pensamento social brasileiro acerca de nosso desenvolvimento social e institucional(2016) Miranda, Pedro Augusto CardosoO presente estudo visa analisar e responder de acordo com os clássicos do pensamento social brasileiro, a hipótese de que o Brasil não teria instituições ditas inclusivas, ou seja, capazes de fazer com que a riqueza fosse disseminada de maneira simétrica ao longo de todas as classes da hierarquia social. Para tanto, o trabalho se divide em três capítulos onde o primeiro se dedica a uma revisão bibliográfica de três obras que se mostram condizentes com a discussão do tema, sendo elas respectivamente, “Casa-grande & Senzala” de Gilberto Freyre, “Formação do Brasil Contemporâneo” de Caio Prado Júnior e “Raízes do Brasil” de Sérgio Buarque de Holanda. Não se tratando de uma discussão profunda dos temas, mas mostrando o que são os livros - sua estrutura, principais temas tratados e como foram apresentados, os esforços se concentram em tentar ilustrar traços psicossociais da cultura brasileira, ou seja, hábitos e costumes advindos de nossa colonização que impactam diretamente ou indiretamente o perfil daqueles que há tempos são responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do complexo institucional brasileiro. O segundo capítulo explica sob o olhar crítico de Douglass North, e do que definiu como a nova economia institucional, o que seria em essência uma matriz institucional eficiente. Complementa-se a discussão com os conceitos de instituições inclusivas e extrativas apresentados por Acemoglu e Robinson, onde se elencam elementos, normas e peculiaridades de tais instituições e de suas combinações, que podem ou não direcionar a economia ao crescimento econômico. Mais que isso, ao apresentar o que Douglass North definiu como right institutions, garante-se a viabilidade de estudar a influência do passado sob as instituições de hoje. Na forma de um apanhado geral que resume e conclui o trabalho, o terceiro capítulo elenca as principais instituições do Brasil Colônia, mostrando como nasceram e se adaptaram ao longo do tempo a fim de atender a interesses sempre particulares. Busca-se justificar perfil de instituições presentes na matriz institucional da época, com base nos traços de personalidade contidos nos agentes da esfera política. Feito isso, fica claro que essas instituições iam na direção oposta do que seria economicamente desejável, ou seja, compor a matriz com instituições políticas inclusivas e econômicas não extrativas.