Graduação em Economia

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uso de aquisições como estratégia de criação de valor. Um estudo de caso: Magazine Luiza
    (2021) Marciano, Matheus
    O Magazine Luiza foi a empresa que teve sua ação mais valorizada entre 2015 e 2020, esse desempenho aconteceu no período que o Brasil vivia uma crise econômica. Por isso, buscou-se entender se a estratégia de adquirir empresas nesse período foi responsável por essa criação de valor para o acionista. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar se a estratégia de aquisições que a Magazine Luiza adotou, criou valor para a empresa. A monografia vai buscar conciliar o que a teoria de finanças diz sobre o crescimento via aquisições de empresas, com as Demonstrações de Resultado e as Apresentações Institucionais do Magazine Luiza. A partir disso, o trabalho vai levantar indicadores que validem essa hipótese, através de um teste estatístico que vai comparar esses indicadores, antes e depois que ela adotou essa estratégia de aquisições. Sendo assim, o objetivo especifico da monografia, é verificar se a empresa criou valor, pela criação de sinergias com as aquisições que ela fez na última década e quais foram os eventos e estratégias que ela adotou no período.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como o Magazine Luiza cresce por meio de investimentos em startups
    (2021) Nelson Bezerra da Silva Filho
    O objetivo do presente estudo é apresentar o conceito de Corporate Venture Capital a partir do estudo de caso da Magazine Luiza de como a corporação aplicou boas práticas e desenvolveu novos negócios de forma inovadora e, consequentemente, atingiu objetivos estratégicos e financeiros de modo a gerar valor aos acionistas. Após analisar a evolução do contexto estratégico da Magazine Luiza, posicionamento nos projetos de inovação, aquisições de startups de diferentes verticais de negócios adjacentes ao core business para agregar valor ao seu ecossistema e os resultados operacionais, podemos formular a hipótese de que a corporação obteve sucesso na estratégia de inovação e geração de valor.